quarta-feira, 28 de junho de 2023
terça-feira, 27 de junho de 2023
Largue a mão da IA, agarre o inconsciente por OUTRAS PALAVRAS -https://bit.ly/43WdlhE
https://bit.ly/43WdlhE
Ora ameaça, ora apenas ferramenta, é ilusório ver a IA como externa a nós. Ela é fruto do mesmo aparato que reduz nossa subjetividade a um fluxo previsível. É hora de desertar da timeline e reaver o tempo múltiplo – onde podemos ter voz própria
Publicado 23/06/2023 às 18:04 - Atualizado 23/06/2023 à
Desde o lançamento do ChatGPT1 em novembro de 2022, o debate sobre Inteligência Artificial (IA) reacendeu nas redes. Falar sobre IA está na ordem do dia. Debatemos sobre suas potências e limites, nossos deslumbramentos e medos frente a um sistema, supostamente, inteligente. As análises sobre o tema variam entre a ameaça de sermos dominados por “Alexas” e “Siris” e a impossibilidade de tal domínio, afinal nossa inteligência humana seria única, insuperável. De toda forma, o tom do debate coloca nós (humanos) versus ela (inteligência artificial). Dominados ou superiores, debatemos a IA inebriados por tal dualidade – aliás, característica de uma certa “inteligência humana”.
De um lado a IA é percebida como entidade tecnológica, uma aparição-mágico-maquínica que no futuro próximo dominaria o humano, superando sua inteligência e causando a temida extinção. Do outro, a IA é analisada como “não-inteligência”, como artificialidade-maquínica, que prevê comportamentos a partir de cálculos que jamais poderiam sistematizar aquilo que conhecemos como afetos, amor, ética e moral humana. Poderíamos dizer que as duas versões são e não são possíveis. O famoso é e não é dialético.
Apesar de supostamente antagônicas, ambas versões brindam doses de fetiche. Entre a ameaça de dominação total e a garantia de insuperabilidade humana, tais análises tendem a colocar a IA como se descolada de nós, como se diante de nós, como se fora de nós, passível de uma análise enquanto objeto. Há bastante neblina entre humanos e a IA (às vezes invisível de tão opaca) é preciso atravessar até chegarmos em algo como um espelho. Afinal, a inteligência artificial somos nós.
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sexta-feira, 23 de junho de 2023
Literatura e política WALNICE NOGUEIRA GALVÃO POR TUTAMÉIA -FALA DE A.FREIRE E G.ROSA
quinta-feira, 22 de junho de 2023
quarta-feira, 21 de junho de 2023
CRISTIANO ZANIN ELEITO MINISTRO DO STF E OUTRAS NOTÍCIAS
APOIE-NOS DOANDO QUALQUER VALOR paulovas@gmail.com paulo vasconcelos
segunda-feira, 19 de junho de 2023
Tele Consultas para brasileiros dentro e fora do Brasil com preços acessíveis.
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Psicanalista- Aldo Ambrózio oferece cinco vagas para tele consultas para brasileiros dentro e fora do Brasil com preços acessíveis. Doutor pela Puc -SP, Sedes Sapientiae –SP e Unicamp -SP-esta é uma forma de participar socialmente oferecendo um serviço importante para comunidade.
sexta-feira, 16 de junho de 2023
quinta-feira, 15 de junho de 2023
terça-feira, 13 de junho de 2023
sábado, 10 de junho de 2023
PAULO CESAR PINHEIRO-IN AMAZON
: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo César Pinheiro | |
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Pinheiro em 2015,no 26º Prêmio da Música Brasileira | |
Informação geral | |
Nome completo | Paulo César Francisco Pinheiro |
Nascimento | 28 de abril de 1949 (74 anos) |
Origem | Rio de Janeiro |
País | Brasil |
Gênero(s) | MPB, Samba |
Paulo César Francisco Pinheiro (Rio de Janeiro, 28 de abril de 1949) é compositor e poeta brasileiro[1]. Tem mais de duas mil canções, das quais mais de mil gravadas, compostas com cerca de 120 parceiros, uma grande variedade que inclui músicos como João Nogueira, João de Aquino, Francis Hime, Dori Caymmi, Raphael Rabello, Antônio Carlos Jobim, Ivan Lins, Edu Lobo, Mauro Duarte, Lenine, Guinga, Carlinhos Vergueiro, Toquinho, Eduardo Gudin, Luciana Rabello, Mauricio Carrilho, Cristovão Bastos, Sergio Santos, Moacyr Luz, Danilo Caymmi, Baden Powell, e Maria Bethânia.[2]
Sua primeira composição foi aos 14 anos, "Viagem", em parceria com João de Aquino. Quatro anos depois, começou a destacar-se como letrista, estabelecendo parcerias com Baden Powell, principalmente na voz de Elis Regina - como sua primeira canção registrada, "Lapinha".[2]Foi vencedor do I Festival da OTI 1972, realizado em Madrid, com a canção "Diálogo", composição com Baden Powell. Outros intérpretes foram Elizeth Cardoso,[3] Simone e Clara Nunes, com quem foi casado de 1975 até a morte desta em 1983, e os conjuntos MPB-4 e Quarteto em Cy.[4] Em 2002, foi premiado, juntamente com Dori Caymmi, com um Grammy Latino na categoria de "Melhor Canção Brasileira".[5] No ano seguinte ganhou o Prêmio Shell pelo CD O Lamento do Samba.[6]
Em 1985 casou-se com a musicista Luciana Rabello (irmã do violonista Raphael Rabello) tornando-se seu parceiro em diversas composições. Este casamento lhe deu dois filhos, Ana Rabello Pinheiro e Julião Rabello Pinheiro, ambos músicos e parceiros do poeta.
Postcapitalista, posreal y poshumano
https://bit.ly/43kSwfv POR NODAL
Por Jorge Majfud *
“Mientras las universidades logran robots que se parecen cada vez más a los seres humanos, no sólo por su inteligencia probada sino ahora también por sus habilidades de expresar y recibir emociones, los hábitos consumistas nos están haciendo cada vez más similares a los robots”. Cyborgs, 2012
En un tiempo no muy lejano, algunos libros como éste vendrán precedidos por la advertencia “Escrito por un ser humano” y, aun así, nadie sabrá si no fue escrito por una máquina. Para confirmar la humanidad de su autor, se inventarán sistemas que puedan, al menos, probar la fecha de publicación. Mi generación presumirá (no sin vanidad, en el doble sentido de la palabra) de haber vivido en tres eras diferentes: la Era de los libros impresos, la Era de Internet y la Era de la Inteligencia Artificial. Tres mundos vertiginosamente diferentes.
En todo caso, un aumento de los medios de propaganda masiva habrá producido una disminución de la fe (y del interés) en la realidad y en la verdad (sobre este fenómeno, ver nuestro artículo “La pornografía política”, 2016). Nuestros hijos vivirán, si sobrevivimos como civilización, en un mundo postcapitalista, posthumano y postreal. De hecho, los tres post ya se han instalado en nuestro mundo, al menos como realidades en su tierna infancia. Está de más decir que la impronta cultural y civilizatoria de la futura postrealidad posthumana ha sido dada por el capitalismo antes de morir.
Por el momento, los ensayos de nuestros estudiantes universitarios escritos con inteligencia artificial, aunque correctamente escritos y bien organizados, son muy mediocres desde el punto de vista crítico y creativo, y bastante fáciles de identificar por sus estructuras clásicas. Pero debemos suponer que todo eso irá mejorando con el tiempo. No obstante, la frontera post humana será la creatividad más radical de los humanos―o de lo humano que quede en ellos―y sus enemigos más peligrosos son aquellos que hoy son etiquetados con alguna discapacidad, como autistas y otros, por las razones que expusimos en “Necesitamos más gente rara”.
El reconocido biólogo Ernst Mayr había advertido en 1995 que la inteligencia humana es una “variación letal”, sin mucho sentido dentro de la lógica de la evolución. También observó que el tiempo promedio de existencia de la mayoría de las especies mamíferas son cien mil años, más o menos el tiempo que se estima la aparición del Homo Sapiens y su migración fuera de África (ver Ilusionistas, 2012, o Sin Azúcar, 2022, libros que publicamos con Noam Chomsky).
Actualmente, la catástrofe climática es la principal amenaza de la especie humana o, al menos, de la civilización que ha creado. Esta catástrofe y esta aproximación hacia la extinción humana no se debe a otra cosa que a su propia inteligencia. Como si la inteligencia humana, como si esa “variación letal” no fuese suficiente peligro, ahora se ha agregado otro de sus productos que pueden conducir a la especie a la misma dirección pero de forma más veloz: la inteligencia artificial. La palabra pueden no sólo es una referencia a las probabilidades de que un hecho ocurra o no, sino a su potencialidad. Una potencialidad semejante a la extinción por un conflicto nuclear. Aun si lo consideramos improbable en este momento, su mayor peligro radica en que es posible. La historia humana provee de ejemplos suficientes para entender que lo que ha sido posible tarde o temprano se convierte en probable, por absurdo que sea, como la Segunda Guerra mundial, por ejemplo.
La mayor novedad de la inteligencia humana que prácticamente no ha evolucionado por muchos miles de años es una variación artificial que pronto se convertirá en una nueva naturaleza. La inteligencia artificial no es solo una alarma de filósofos y novelistas sino de los mismos involucrados en su negocio y desarrollo. Como ejemplo, basta considerar la advertencia colectiva de 350 investigadores, ingenieros y CEOs de OpenAI, Google Deepmind, Anthropic entre otros gigantes tecnológicos que se encuentran en la avanzada del desarrollo de IAs, advirtiendo que los sistemas futuros podrían ser tan mortales como las pandemias y las armas nucleares, representando un “riesgo de extinción” real de la especie humana. Razón por la cual entienden que los gobiernos deben intervenir inmediatamente regulando las IAs como se regula el sistema de armas atómicas. Típico recurso postcapitalista de los señores neofeudales que los neoliberales de las colonias parecen no haber entendido todavía.
Las ventajas de las IA, como mejores diagnósticos médicos, no son suficientes para ignorar sus peligros. El primero es que realice una amplificación de las patologías humanas, como la búsqueda del poder a través del conflicto o como la comercialización de la existencia (humana y natural) desarrollada por tres siglos de capitalismo. Como veremos en los capítulos siguientes, si vemos lo que ocurrió en las últimas décadas, no con IA sino con sus predecesores, los bots y los algoritmos de Internet y de redes sociales, la recurrencia y fijación del impulso de manipulación y control de la opinión pública y de sus sensibilidades es el mayor capital de las elites económicas y financieras en el poder. Como en el caso de las especulaciones en las bolsas de Wall Street o Londres, las IA mejorarían y acelerarían la toma de decisiones financieras y, consecuentemente, las decisiones políticas a favor de esas elites, sobre todo a través del cuestionamiento de la realidad, de la disolución de los parámetros que deciden si algo es verdadero, falso o una mentira―es decir, una falsedad con propósitos de manipulación. De ahí al caos hay un pequeño paso y, más allá, está la independencia de las IA que harán de la especie humana un detalle irrelevante, primero, incómodo e inconveniente después.
Suponer que las IAs y sus dueños, las elites en el poder puedan tener algún límite ético, como creía Adam Smith tendrían los ricos ante los pobres, productos del sistema, es como creer que cuando invierten sus fortunas en las bolsas o en las colonias lo hacen para crear empleos o reducir la pobreza, la desigualdad y los conflictos bélicos en el mundo. Si todavía creemos en esas ternuras, entonces, como dice el nuevo dicho popular, “nos merecemos la extinción”.
*Escritor y traductor uruguayo, radicado en Estados Unidos. Del libro Moscas en la telaraña.
segunda-feira, 5 de junho de 2023
domingo, 4 de junho de 2023
quinta-feira, 1 de junho de 2023
domingo, 28 de maio de 2023
Conversas com Hildegard Angel - Carlos Roberto de Siqueira Castro #7
sexta-feira, 26 de maio de 2023
DADO A PEDIDOS , CONTINUAMOS A DAR PALESTRAS E WOKSHOPS(S) -DINÂMICAS DE GRUPOS: EM EMPRESAS
COMUNICO QUE CONTINUAMOS A DAR PALESTRAS E REALIZAR DINÂMICAS GRUPAIS SOBRE: EMPRESA E COESÃO DOS SEUS PLAYERS ,MÍDIAS E CONSUMO-CLAREZA E COESÃO NARRATIVAS, A EMPRESA E EDUCAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS,EQUIPE E PLAYERS-AINDA MINISTRAMOS RECICLAGENS E DINÂMICAS GRUPAIS - NO ÂMBITO DE COESÃO DOS PRINCÍPIOS DA EMPRESA- COM WORSHOP (S)- - TENDO ASSISTENTES DE: RECURSOS HUMANOS , PSICOLOGIA EMPRESARIAL ,ISTO EM TODO BRASIL CONTATO- PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS E DETALHES -PAULO VASCONCELOS -DR. -USP- SP paulovas@gmail.com
segunda-feira, 22 de maio de 2023
WANDERLÉA MOSTRA SEU TALENTO MÚLTIPLO E VIGOR NO SESC------- POR SESC
https://bit.ly/3Wq3Zrq
WANDECA NOS MOSTRA A QUE VEIO E NÃO PAROU NO TEMPO.
LUIZ NOGUEIRA, direção artísitica,sabe das coisas e nos trouxe a outra face de nossa amada Wanderléa em show no SESC PINHEIRO 21.05.23 E EM SANTOS- SESC 26.05
Maravilha absoluta , inigualável eis aí a grande cantora se expressando via chorinhos clássicos. P VASCONCELOS
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O álbum Wanderléa Canta Choros faz um movimento de volta às origens: a cantora revisita seu início de carreira como intérprete em programas da Rádio Mayrink Veiga, quando era acompanhada do Regional do Canhoto, e realiza seu projeto de valorização do choro, destacando o caráter original e primevo desse gênero na música brasileira. Esse lançamento do Selo Sesc, chega agora com suas doze canções ao Sesc Digital e às plataformas de streaming.
“Wanderléa se entrega – com dedicação e conhecimento – a esse gênero fundador, marcado por uma mistura entre o erudito e o popular e pela genialidade de seus instrumentistas na criação e na execução das composições”, diz Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. “Ao lançar mais esta obra, o Sesc SP reforça sua ação eminentemente educativa de democratização do acesso aos bens culturais, ao contribuir para a difusão de um dos marcos da música popular e da cultura brasileiras, estabelecendo um diálogo entre a produção contemporânea e o legado histórico. A homenagem de Wanderléa ao choro enriquece o repertório da cantora e valoriza um gênero musical centenário, em constante renovação”, comenta.
A associação da figura de Wanderléa com a Jovem Guarda ainda é muito presente, dado o sucesso desse que foi um dos grandes fenômenos culturais de massa do país, mas, em sua trajetória, Wandeca percorreu diversas vertentes da música brasileira, tendo gravado compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Sueli Costa e Egberto Gismonti. Agora, através do Selo Sesc, ela lança pela primeira vez um trabalho dedicado ao choro, com um repertório que traz clássicos como Carinhoso, de João de Barro e Pixinguinha, Brasileirinho, de Waldir Azevedo e Pereira da Costa, e Pedacinhos do Céu, também de Waldir Azevedo e Miguel Lima. Além disso, o álbum possui a canção inédita Um Chorinho para Wandeca, composta por Douglas Germano e João Poleto em homenagem à relação da cantora com o gênero.
LEIA TODA MATÉRIA E VEJA VÍDEOS https://bit.ly/3Wq3Zrq
segunda-feira, 15 de maio de 2023
A regulação das plataformas e o projeto nacional...OUTRAS PALAVRAS
https://bit.ly/3BkNDXg
Regrar conteúdos pode ser fútil, sem um passo a mais. País precisa desenvolver suas próprias plataformas intermediárias e de aplicativos – e deixar de depender das Big Techs. É possível, como mostram a China e as iniciativas na Saúde
No último 25 de abril, o Comitê Gestor da Internet do Brasil realizou um seminário, em Brasília, por ocasião do lançamento de consulta pública sobre regulação de plataformas digitais. Participaram representantes do governo, da academia, do empresariado e do chamado terceiro setor, formando um painel bem representativo do debate atual sobre o tema na sociedade civil brasileira. Duas temáticas gerais dominaram as apresentações: a polêmica ideia de regulação de conteúdos, que é sem dúvida o grande norte dos argumentos pró e contra a regulação hoje no país, e a perspectiva de defesa da concorrência.
Ambos problemas são importantes, mas meu objetivo aqui é sinalizar uma terceira ordem de questões que deveria estar no centro do debate, ligada à necessidade premente de um novo projeto nacional de desenvolvimento. A título de comparação, irei me referir, muito brevemente, ao emblemático caso chinês, mas também ao notável programa relativo ao Complexo Econômico-Industrial da Saúde, desenvolvido por uma ampla rede de pesquisadores brasileiros. Não estou tratando, neste texto, do PL 2630, em discussão no Congresso. Minha tese é que a regulação das plataformas no Brasil deveria ser pensada, desde o início, em termos das possibilidades de solução de problemas sociais urgentes e de promoção, ao mesmo tempo, de alternativas para o desenvolvimento.
Em primeiro lugar, é preciso diferenciar o fenômeno técnico das redes e plataformas, derivado da revolução microeletrônica e informática – que remonta à reestruturação produtiva que se seguiu à crise estrutural dos anos 1970 – daquele das empresas que têm hoje um papel preponderante na economia da internet. Quando um laboratório, por exemplo, se associa a uma determinada plataforma vacinal, passa a integrar uma rede de produção de conhecimento, no interior da qual seus pesquisadores compõem o trabalhador coletivo, para usar a expressão de Marx, responsável pela busca de soluções para um determinado problema de saúde pública. Este é o lado material da coisa: a organização do trabalho em rede através de plataformas e não necessariamente de empresas de plataforma. Estas são empreendimentos que visam apenas explorar as potencialidades de lucro que aquele tipo de organização da produção enseja. No primeiro caso, trata-se do desenvolvimento das forças produtivas, no segundo, das relações de produção, que se dividem também em dois tipos: a relação fundamental capital-trabalho, estabelecida no nível microeconômico, e a relação de compra e venda dos produtos ou serviços, definida no plano da realização do valor das mercadorias, no mercado.
Trata-se de uma distinção importante, tendo em vista o atual sucesso, em certos meios acadêmicos, da confusa noção de prossumidor proposta pelo futurólogo norte-americano Alvin Tofler. Sem entrar aqui no debate (ver Bolaño & Vieira, 2014), a existência desse tipo de interpretação se explica pelo fato de que a internet e as plataformas digitais unificam em boa medida as formas de controle do trabalho e da sociedade, constituindo mecanismos comuns de gestão empresarial e de vigilância em massa. Do ponto de vista da regulação, trata-se, de um lado, concretamente, no caso brasileiro hoje, sob o comando de um governo de esquerda, de restaurar, no mínimo, em condições extremamente adversas, os mecanismos de defesa dos trabalhadores, destruídos ao longo do período neoliberal, especialmente após o golpe de 2016. Um problema ainda mais complexo se considerarmos as particularidades dos novos processos produtivos mediados por plataformas. Apenas para citar um exemplo, não é trivial identificar os interesses dos trabalhadores autônomos espoliados por plataformas como o Uber e aqueles dos trabalhadores assalariados das chamadas plataformas industriais, na classificação de Srnicek (2018), embora sejam todos eles, parte da “classe que vive do trabalho”, para usar a expressão de Ricardo Antunes (2007).
No que diz respeito ao consumidor, ao usuário, o grande debate concentra-se hoje nas plataformas publicitárias, como Google e Facebook. São tomadas como paradigma, quando de fato são casos particulares, ainda que obviamente de grande interesse, seja pela magnitude do fenômeno, seja pela sua importância na consolidação do novo sistema global de cultura, que subsume a velha Indústria Cultural do século XX. Este sistema potencializa as funções publicidade e propaganda que a definem como setor particular do capital monopolista cumprindo um papel chave na legitimação do sistema de dominação, enquanto instrumento de manipulação e controle social. Um aspecto distintivo do novo sistema global de cultura, surgido do desenvolvimento da internet, das plataformas e redes sociais, é a interatividade, característica reivindicada historicamente pelos defensores da democratização dos meios de comunicação. Ainda que a interatividade realmente existente não corresponda à demanda – sujeita que está, por um lado, a um tipo de mediação algorítmica a serviço dos proprietários das plataformas ou, por outro, à ação estratégica de grupos antidemocráticos –, o afã de regulação dos conteúdos pode ser mais um problema que uma solução.
Mas há outras plataformas ainda, de venda de produtos, digitais ou não, plataformas especializadas, de diferentes tipos de serviços, inclusive financeiros, de logística, enfim, o que se vive hoje é um processo complexo de plataformização geral da economia que não permite pensar em uma regulação “de plataformas” como um conjunto e isolada da política econômica e da política social. Assim, já vimos que, no caso do trabalho, não se trata simplesmente de regulação de plataformas, mas de recuperação (para não dizer ainda avanço) das conquistas históricas da classe trabalhadora, o que por certo evidencia já a necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento. Por outro lado, o caso das plataformas publicitárias remete à velha questão da regulação ou do controle social dos meios de comunicação de massa, o que se relaciona também à questão do desenvolvimento, se pensarmos, por exemplo, na velha discussão sobre os limites à competitividade sistêmica no setor cultural-comunicacional, dada a concentração da produção audiovisual nacional. A tese aqui defendida é que é possível definir um marco regulatório geral, segmentado em função das determinações de ordem material e formal referidas acima, subordinado a uma lógica comum de desenvolvimento econômico e social.
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terça-feira, 9 de maio de 2023
NOS DEIXA A VOAR RITA LEE... NÃO ADEUS, HÁ SUPORTAR MESMO SEM BAILAR COMIGO...P VASCONCELOS
NÃO ADEUS, HÁ SUPORTAR MESMO SEM BAILAR COMIGO...P VASCONCELOS
POR METOPOLES https://bit.ly/3nEY8lk
A cantora e ícone do rock brasileiro Rita Lee morreu, aos 75 anos, na segunda-feira (8/5). A informação foi confirmada pela família da artista nas redes sociais. “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, diz o início da nota.
“O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10, das 10h às 17h. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos.”
LEIA TODA MATÉRIA EM ;https://bit.ly/3nEY8lk
domingo, 7 de maio de 2023
Polícia de Londres prende 52 manifestantes antimonarquia- por BRASIL 247- NOT MY KING
Manifestantes seguram cartazes enquanto as pessoas se reúnem no dia da cerimônia de coroação do rei Charles e da rainha Camilla, em Londres, Grã-Bretanha, 6 de maio de 2023 (Foto: REUTERS/Piroschka van de Wouw/Pool)
247 - Dezenas de pessoas foram presas durante a coroação do rei britânico Charles III, incluindo o líder de um importante grupo antimonarquia, informa a BBC.
A Polícia Metropolitana de Londres disse que 52 prisões foram executadas por uma série de motivos, e que todas as pessoas permanecem sob custódia policial.
A prisão de manifestantes antimonarquia no início do dia foi rotulada como "alarmante" por grupos de direitos humanos.
A polícia disse que têm o dever de intervir "quando o protesto se torna criminoso e pode causar sérias perturbações".
>>> Rei Charles III é coroado na Abadia de Westminster, em Londres
Antes do início da coroação, o chefe do grupo de campanha antimonarquia Republic, Graham Smith, foi preso em um protesto em Trafalgar Square.
Centenas de manifestantes vestidos de amarelo se reuniram entre as multidões que se alinharam na rota da procissão no centro de Londres para se destacar daqueles vestidos de vermelho, branco e azul, e segurar cartazes dizendo "Não é meu rei".
O Republic prometeu montar o maior protesto contra um monarca britânico na história moderna e os manifestantes vaiaram quando Charles e a rainha Camilla se dirigiram para a Abadia de Westminster e quando o serviço foi transmitido publicamente em alto-falantes.
Protestos também ocorreram em Glasgow, na Escócia, e Cardiff, no País de Gales, com participantes segurando cartazes dizendo: "Abolir a monarquia, alimentar o povo". Nas redes sociais, muitos contrastaram a crise do custo de vida com a pompa e a ostentação.
Na Grã-Bretanha, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas ainda apoia a família real, mas há uma tendência de longo prazo de declínio desse apoio.
domingo, 30 de abril de 2023
Ministros de Lula levam solidariedade ao MST- ESTAMOS COM O MST- NOSSO ALIMENTO ORGÂNICO- SALVA VIDAS
segunda-feira, 24 de abril de 2023
Encenação de ‘Antígona na Amazônia’ une tragédia grega e massacre de sem-terra- por REDE BRASIL ATUAL
https://bit.ly/3A4nwU3
sem-terra vai estrear na próxima segunda-feira (17), às 9h, em plena Rodovia Transamazônica. O diretor teatral suíço Milo Rau preparou nova versão de
Antígona, de Sófocles, ao lado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Assim, segundo os responsáveis pela peça, o ponto alto de Antígona na Amazônia é a encenação do próprio massacre, no mesmo local, a chamada Curva do S. E fará parte da cerimônia anual em memória dos mortos no massacre de Eldorado dos Carajás (PA),
em 17 de abri de 1996, quando 21 trabalhadores rurais foram assassinados por policiais.
O papel de Antígona caberá à atriz e ativista Kay Sara. O coro é formado por sobreviventes e famílias, que vivem no
Assentamento 17 de abril. O vidente cego Tirésias, da peça original, será vivido pelo ambientalista e escritor Ailton
Krenak.
Temporada europeia
Depois da encenação na Amazônia, a peça faz sua estreia mundial em Gante (Bélgica),
em 13 de maio. De 19 a 21, estará em Amsterdã. Participa do Festival de Viena (25 a 27) e segue para Frankfurt (Alemanha), de 1º a 4 de junho. Antígona também tem
apresentações em Douai/Arras (França), em Roterdã (Holanda, dia 17) e Avignon
(França), de 16 a 24 de julho. O trabalho será visto também na Suíça, Itália, Polônia,
Portugal e Espanha.
Na peça, Creonte, que assume o poder em Tebas após uma sucessão de conflitos, não permite o enterro de Polinice, irmão de Antígona. Esta reage à arbitrariedade e ao
desrespeito às leis divinas, correndo risco de morte. Segundo os responsáveis pela
encenação atual, Milo Rau e sua equipe veem uma espécie de “fim de jogo” global no
Pará, na Amazônia por extensão. Onde o futuro da humanidade é que está em jogo.
Com Antígona na Amazônia, o diretor conclui uma trilogia de mitos. Antes, havia encenado Orestes em Mosul (Iraque, antiga capital do Estado Islâmico), e
O Novo Evangelho, no sul da Itália, filme de 2020 exibido na mostra Ecofalante.
LEIA TODA MATÉRIA EM :https://bit.ly/3A4nwU3
domingo, 16 de abril de 2023
Lula e Xi Jinping - o que esperar da reaproximação Brasil-China MUSICA TOCADA POR INDICAÇÃO DO ITAMARATI EMOCIONA I LINS
À Fórum, três especialistas ehttps://bit.ly/3oleKOHm relações internacionais expuseram suas análises sobre os significados e possíveis efeitos geopolíticos que permeiam a retomada da parceria estratégica entre Brasil e China
Quando chegou à Praça da Paz Celestial, em Pequim, na China, nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo mandatário chinês, Xi Jinping, com grande pompa e ao som da canção "Novo Tempo", gravada por Ivan Lins em 1980 e que foi executada por uma banda militar.
"No novo tempo / Apesar dos perigos / Da força mais bruta / Da noite que assusta / Estamos na luta", diz um trecho da música, que soa como um recado do governo chinês à comunidade internacional de que sua reaproximação com o Brasil visa inaugurar um novo tempo de governança global, alterando as correlações de força que, há décadas, hegemonizam o poder geopolítico aos Estados Unidos e Europa.
https://twitter.com/i/status/1646915439748952064