segunda-feira, 30 de março de 2009
Alerta na Capital e Grande Buenos Aires :dengue
domingo, 29 de março de 2009
Pesquisadora Cearense da Unicef em São Paulo
A pesquisadora Morgana Dantas em visita a São Paulo, falando a respeito de sua pesquisa junto a Quilombolas do Céara, fala para seus colegas do seu filme-sobre o Quilombo de Alto Alegre em Horizontes e expõe planos para novas investidas no mesmo assunto com intervenção em novos Quilombos do Céara e Rio Grande do Norte.
( na foto da esquerda para direita-Profs .Paulo Vasconcelos, Aldo Ambrózio, Morgana Dantas e Henrique Schuller.
sábado, 28 de março de 2009
Fernando Botero
A Tate Modern de Londres terá uma ampliação em forma de pirámide
Paulo Renato de Souza é o novo secretário da Educação em SP
segunda-feira, 23 de março de 2009
DÚVIDA FILME
domingo, 22 de março de 2009
Pedagogia do (diálogo) entre muros -Filme que não se pode perder de Ver
“Entre os Muros da Escola” trata da realidade de um escola na periferia de Paris, mas pode falar pelo Brasil
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2446822.xml&template=3898.dwt&edition=11947§ion=1029
TAMBÉM É PROFESSOR? ALUNO? JÁ VIVEU SITUAÇÕES PARECIDAS EM SALA DE AULA NO BRASIL? COMENTE AO FINAL DESTA REPORTAGEM
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2008, o filme é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau (lançado no Brasil pela Martins Editora), que retrata a experiência de um professor ginasial – ele próprio – às voltas com uma turma que, à primeira vista, não parece muito afim de cooperar. Interpretado também por François, o personagem central da história tem de lidar não só com a falta de interesse dos alunos em sua disciplina mas com as diferenças sociais e o choque entre culturas africana, árabe, asiática e, claro, europeia, dentro das quatro paredes da sala de aula. Rodado durante sete semanas em um colégio do leste de Paris, “Entre os muros da escola” tem ares de documentário e um elenco todo de não-atores – alunos, professores e pais. Louise é a princesinha da classe; Arthur, o emo de poucas palavras; Souleymane, o garoto marrento que chega às vias de fato com o professor e que, por isso, pode acabar expulso da escola... não fosse a aliança com Khoumba e Esmeralda, as amigas inseparáveis e tagarelas a quem, num momento de irritação, François chama de “vadias” – deslize este que pode acabar com mais uma expulsão: a do professor.
Foto: Divulgação
O diretor francês Laurent Cantet (Foto: Divulgação)
É essa “imperfeição”, nas palavras de Laurent Cantet, que distancia seu mestre de tantos outros professores que já passaram pelas telas de cinema, especialmente de Hollywood, nas últimas décadas – de Whoopy Goldberg e Robin Williams a Michelle Pfeiffer e Jack Black. O aspecto falível de François, como explica o diretor do filme na entrevista abaixo, concedida em sua visita a São Paulo nesta terça, fez com que até alguns professores da vida real custassem a se reconhecer no papel. G1 - “Entre os muros da escola” foi lançado há quase um ano, em Cannes, e desde então arrebatou diversos prêmios – da Palma de Ouro ao prêmio Cesar, passando por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Elogios à parte, que tipo de recepção você vem encontrando nesse período? Laurent Cantet - Viajei muito com o filme, fui para 24 países, conversei com jornalistas e o mais suprendente é que as perguntas que me são feitas são as mesmas em todo lugar. Mesmo quando falamos dessa sala de aula específica no subúrbio de Paris, parece que tocamos em temas que são mais universais e que todo mundo pode compartilhar. Talvez a única reação realmente contrária ao filme veio de alguns professores franceses que o viram como um documentário e não reconheceram ali sua própria situação. Ficaram chocados com a imagem que eu passei da escola e do modo como os professores trabalharam. Meu professor não é perfeito, ele comete falhas, não é o mesmo daquele tipo de filme americano sobre escolas em que há sempre um professor inspirado ensinando às crianças como a vida pode ser maravilhosa. O nosso é imperfeito, e acho que essa foi uma das razões pela qual alguns criticaram.
G1 – O que se vê em “Entre os muros da escola” e em muitos colégios mundo afora é um grande desinteresse por parte de alguns alunos no que está sendo passado pelos professores. Acha necessário repensar os métodos de ensino? Cantet - Não sou um especialista em educação, mas o que sinto, especialmente por ser pai de dois adolescentes que ainda vão ao colégio, é que a escola tem que aceitar que não está fora da sociedade, não é só um lugar aonde a criança vai para aprender. É preciso aceitar que as crianças chegam à escola com seus próprios problemas, sua própria cultura, e se tem que lidar com isso. Talvez a escola esteja muito fechada em si mesma. Exceto por alguns professores. É um debate bem antigo com professores que acham que a escola é um lugar onde se deve aprender gramática e matemática, e outros que acham que a escola deve dar as ferramentas para que os alunos encontrem seu lugar na sociedade, dar não só o conhecimento mas também o modo de pensar que o ajudará a levar a outro lugar. Quando o professor é mais durão, é mais fácil ficar atrás da mesa dizendo ‘copie isto’, ‘faça este exercício’. Agora, muitos professores estão cansados e talvez se recusem a assumir esse risco de ajudar as crianças a crescer.
Foto: Divulgação
François Bégaudeau (ao fundo) em cena de 'Entre os muros da escola', durante reunião de professores (Foto: Divulgação)
G1 – O que é exatamente o oposto do seu professor no filme... Cantet – Esse é um dos motivos por que adorei o livro logo que li. Há uma cena no filme, quando ele está ensinando o “imperfeito do subjuntivo”, um tempo que ninguém mais usa em francês, e decide não fazer a conjugação dos verbos ele mesmo. Esmeralda pergunta por que usá-lo se há o “imperfeito do indicativo” e o professor diz que é só uma maneira de diferenciar. Ele pergunta, as crianças respondem, ele pergunta novas coisas. No final, tenho certeza de que François concorda com as crianças que falam “não precisamos aprender isso” e que as crianças percebem que a linguagem é um marcador social. Quando Khoumba diz que [o imperfeito do subjuntivo] é um tempo de burguês, ela entendeu tudo naquele momento. E se um dia precisar falar com um burguês, ela poderá fazer. Esse é o modo de ensinar. Se o que você ensina não faz sentido para as crianças, elas esquecerão em duas semanas. G1 – Uma das maiores dificuldades que ele enfrenta na classe é lidar com as diferentes culturas dos alunos. Com o crescimento do processo de imigração nas cidades europeias, isso virou um problema na França? Cantet - No mundo. Fui aos Estados Unidos e ao Canadá para apresentar o filme e eles têm as mesmas questões para encarar agora. A sala de aula é a primeira comunidade em que uma criança pode se sentir envolvida, e são comunidades muito diversas, as mesmas que você encontra na sociedade. E acho que é importante para essas crianças sentirem que têm um papel nessa comunidade. Acho que todo os problemas que a sociedade francesa e de outros países enfrentam agora é que todos esses jovens imigrantes – que talvez nem sejam mais imigrantes, porque a maioria já nasceu lá mesmo -- têm de sentir que a sociedade necessita deles, que lhes dá um lugar. Mas eles não sentem isso e, por isso, claro, se opõem a essa sociedade. Esmeralda diz que não se orgulha em ser francesa, e acho que ela só vai se orgulhar no dia em que se sentir parte da comunidade. Penso que a França e talvez todos os países velhos têm muito orgulho de sua cultura, de sua história, da imagem que as pessoas têm de sua cultura, mas, na verdade, não estão integrando pessoas. Estamos apenas dizendo, se pareça conosco e então vamos aceitá-lo na nossa sociedade. Acho que os EUA fazem isso um pouco melhor do que a gente. G1 – Como foi a sua educação? Cantet - Eu sou de uma cidade pequena, fora de Paris, então o contexto era muito diferente. A escola era diferente também. Não tínhamos o que chamamos agora de “collège unique”, em que todas as crianças, bons ou maus alunos, estudam todas juntas na mesma sala até o colegial. Não era o caso quando eu estava na escola. Na minha sala éramos todos estudantes brancos de classe média. Hoje, meus filhos estudam nos subúrbios de Paris e têm contato com muitas realidades diferentes das suas próprias, o que abre suas cabeças muito mais do que o que eu pude experimentar na idade deles.
Foto: Divulgação
Esmeralda e Khoumba, as amigas inseparáveis da sétima série (Foto: Divulgação)
G1 – Todos os alunos de “Entre os muros das escola” eram não-atores até então. Como acha que o filme afetou a vida delas? Cantet – É difícil saber. Eles tinham 14 ou 15 anos e suas cabeças mudam muito naquele momento, a maturidade está chegando. É difícil saber como elas seriam sem o filme. Posso dizer que eles passaram por momentos maravilhosos, que a experiência foi muito divertida e interessante para eles. Quanto à repercussão na vida deles, percebo que a sua relação com seus professores mudou realmente, agora eles podem conversar. Antes do filme, via que, para eles, os professores não eram só adultos, mas “superadultos”: os que têm a autoridade, os que têm o conhecimento e que pode expulsá-los da escola. Com um status como este, que impressiona, os professores não são vistos como seres humanos. E acho que isso mudou um pouco depois do filme. Outro ponto é que essas crianças não costumavam ser aplaudidas ou reconhecidas pelo que faziam, eram mais acostumadas a serem estigmatizadas ou julgadas por todo mundo. Quando estávamos juntos em Cannes, foi tocante ver o quão felizes estavam por serem reconhecidas pelo trabalho que fizeram. G1 – Pergunto porque tivemos um caso recente, com o filme “Quem quer ser um milionário?”, em que as crianças tiveram suas vidas completamente transformadas após o lançamento do filme. Acha que o diretor tem uma responsabilidade maior nesses casos? Cantet – O que sempre tentei fazê-los entender é que o filme é só um momento da vida delas. Foi emocionante perceber como, em Cannes, onde o sucesso poderia ter subido à cabeça, eles se mantiveram humildes. Estavam felizes com o filme e com si mesmos, mas não basearam suas vidas nisso. O grupo permaneceu unido, nenhum tentou se destacar. Acho que alguns deles gostariam de ter uma experiência num próximo filme. Um já fez um segundo que deve estrear este verão. Mas eles tomaram como oportunidade. G1 – Você voltaria a trabalhar com alguns deles em outros filmes?
Cantet – Certamente alguns deles podem se tornar grandes atores. Ontem [segunda-feira] à noite estava no Rio e vi o final do filme talvez pela 200ª vez. E fiquei impressionado com eles. Porque conheço esses meninos aqui fora e sei que são bem diferentes do que aparentam no filme. São grandes atores, na verdade.
O professor François conversa com Souleymane (centro) e um colega no laboratório de computador (Foto: Divulgação)
G1 – E quanto a François Bégaudeau, autor do livro que inspirou o filme? Como entrou em contato com ele e por que decidiu que ele próprio deveria fazer o papel do professor? Cantet - Dois anos antes de ler o livro, eu já havia escrito o primeiro esboço do roteiro, que era ambientando numa escola como a do livro - também “entre muros”, como eu já havia feito no filme “Recursos humanos” [1999] que se passava numa fábrica. Escrevi a história do Souleymane e fui fazer meu filme então mais recente, “Em direção ao sul”. No dia do lançamento fui chamado a um talk show e François também foi chamado para apresentar seu livro. Ele leu algumas páginas e os diálogos tinham a energia que eu queria para o filme. Na noite seguinte li o livro. Dois dias depois a gente se encontrou de novo e eu propus adaptar o livro, não uma adaptação direta, mas fazer uma extensão dele. A gente pegaria o ponto de partida de uma cena que tivesse sido idealizada por mim e veríamos como a sala iria responder. Nunca tentamos copiar as reações dos personagens do livro no filme, mas ver se elas poderiam acontecer de novo ou não. Foi interessante trabalhar assim. Acho até que [Bégaudeau] não teria se interessado em simplesmente reinterpretar aquilo que escreveu. G1 – Em tempos de reality shows, diria que “Entre os muros da escola” é uma espécie de “Big Brother colegial”? Cantet – Não, acho que não. Tudo ali foi escrito, eles estão atuando. Toda a evolução dos personagens e situações foi planejada. Havia espaço para bastante improvisação, mas tudo partia de um roteiro. O que a gente tentou fazer foi recriar uma impressão de realidade.
Cordel: do sertão nordestino à contemporaneidade da Internet
sábado, 21 de março de 2009
Chávez anunciou a nacionalização de un banco do grupo Santander
El presidente venezolano, Hugo Chávez, confirmó ayer la nacionalización del Banco de Venezuela, filial del grupo Santander, para reforzar el sistema bancario público del país.La decisión de nacionalizar el banco ya había sido anunciada el año pasado pero, con la crisis, muchos pensaron que la operación había quedado en el olvido. Hasta ayer, que Chávez volvió a hablar del tema en una intervención en el canal estatal Venezolana de Televisión.
sexta-feira, 20 de março de 2009
A vulnerabilidade de nossas cidades
Washington Novaes
A queda, no pátio de um estacionamento, de um avião monomotor que um suicida tentava atirar contra o maior shopping center de Goiânia, na hora em que circulavam no seu interior milhares de pessoas, mais uma vez evidencia vulnerabilidades muito preocupantes de grandes aglomerados urbanos - já às voltas com momentos até de ingovernabilidade e domínio territorial por bandos criminosos ou grupos sociais inconformados (perueiros, motoqueiros, comerciantes irregulares etc.). Nem por isso, entretanto, ouve-se um início de discussão no setor público sobre a necessidade urgente de macropolíticas para esses aglomerados, que crescem e se verticalizam continuamente, quase sem nenhuma disciplina ou orientação, ao sabor apenas das chamadas "forças do mercado", mas com progressiva perda da qualidade de vida pelas populações, insegurança crescente, inundações e até, em certos setores econômico-sociais, inviabilização gradual.A sequência de fatos é impressionante: uma pessoa já acusada de quatro delitos consegue, sem ser piloto habilitado e quase só com conhecimentos adquiridos na internet, apoderar-se de um monomotor numa cidade de quase 200 mil habitantes, bem próxima de Brasília. Voa em direção a Goiânia e começa por dar voos rasantes sobre o aeroporto dessa capital e passa a poucos metros de um Boeing. Embora seguido por um Mirage e um Tucano da Força Aérea, faz vários outros voos rasantes à beira de arranha-céus e de outro shopping e, sem ser impedido, arremete contra o shopping, onde caiu a dez metros da entrada principal. Quantas vulnerabilidades em terra e no ar, próximas à capital do País e à de um Estado, região metropolitana com quase dois milhões de pessoas!É inevitável que a memória recue ao tempo em que Mao Tsé-tung tentava impor na China uma política de desconcentração populacional absoluta, mas por estratégia militar. Entendia ele que a concentração humana e/ou econômica criava alvos para o inimigo e abria caminho para a dominação militar. Sem concentração, esse eventual inimigo teria de ocupar todo o país - tarefa impossível. Pela mesma razão, tentava impor com a desconcentração uma política que levasse cada pessoa ao mais próximo possível da autossuficiência na produção de alimentos e outros itens de que necessitasse. Uma de suas radicalidades que o levaram à perda do poder.Não precisamos, porém, tornar-nos maoístas dépassés para enxergar que precisamos introduzir rapidamente a discussão sobre macropolíticas nos nossos grandes aglomerados urbanos, antes que outras tragédias passem a frequentar nosso cotidiano. Mesmo com a atual crise global, não se consegue vislumbrar nenhuma estratégia que, ao lado de enfrentar as grandes questões econômico-financeiras, nos faça caminhar em direção a ambientes urbanos mais viáveis. Mesmo quando se discute, por exemplo, a oportunidade de introduzir veículos menos poluentes, que reduzam emissões e ajudem a enfrentar o drama do clima, em nenhum momento se agrega à discussão o drama já insuportável dos congestionamentos; ao contrário, segue-se debatendo apenas como retomar a alta produção, as vendas e os empregos no setor. Sem perguntar, por exemplo, o que vai acontecer numa cidade como São Paulo, já com mais de seis milhões de veículos, que ocupam mais de 50% do espaço urbano (incluindo o sistema viário, estacionamentos e garagens), para abrigar carros que consomem cerca de 90% da energia para transportar a si mesmos (e não passageiros), consomem 30 vezes mais energia para deslocar uma pessoa que o metrô (determinando um desperdício de R$ 1 trilhão em algumas décadas, como lembra o ex-secretário de Transportes Adriano Murgel Branco). E ainda permanecem ociosos a maior parte do tempo, porém gerando problemas gigantescos.Apesar de licenciarem cerca de mil veículos novos por dia na cidade de São Paulo e tendo hoje em circulação mais carros do que quando foi introduzido o rodízio, os administradores não aceitam propostas como a do pedágio urbano para reduzir a pressão em certas áreas, facilitar o transporte coletivo e gerar receitas para outras soluções. Nem a ampliação do rodízio. Muito menos a exigência de retirar um veículo antigo de circulação para licenciar um novo. Nem mesmo uma proibição de fato rigorosa para cargas e descargas em certos horários, como já houve há mais de meio século. Ou questionar a ampliação da frota de motos, que, para ganhar tempo no trânsito, desrespeitam toda a legislação na área. Ou o aumento brutal da poluição urbana, que custa muitas vidas a cada dia, como tem demonstrado a Faculdade de Medicina da USP.Enquanto isso, na área política só se ouvem discussões sobre procedimentos clientelistas, em que os depositários de votos tentam implantar alguma ação para um parcela específica dos eleitores em troca dos votos. A sociedade, por sua vez, não consegue se organizar e se informar para discutir políticas mais amplas. Campeiam as denúncias de corrupção, corporativismo, regras que beneficiam apenas os detentores de fatias do poder. Mas na área econômica a preocupação única parece ser com taxas de crescimento do PIB, como se esse fosse o único indicador eficaz de progresso real, ou com a redução/isenção de impostos, quando um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário aponta uma sonegação, só de empresas autuadas entre 2006-2008, de mais de R$ 200 bilhões (32% do Orçamento federal).Não será pelos velhos caminhos que conseguiremos avançar de fato. Há outros. Um deles indica que está na hora de as universidades e outras instituições que dominam o saber retomarem um papel que já tiveram (e foi interrompido em 1964), de vanguarda das discussões e de mobilização da sociedade para debater rumos mais adequados. Não é preciso esperar que outros suicidas nos aterrorizem. Washington Novaes é jornalistaE-mail: wlrnovaes@uol.com.br
quarta-feira, 18 de março de 2009
Folha de São Paulo dá espaço ainda a Militares Golpistas
Comandante substituído ontem do Comando Militar do Leste, o general Luiz Cesário da Silveira Filho despediu-se do cargo com um discurso exaltando o golpe militar que depôs o presidente João Goulart, em 1964, ao qual classificou de "memorável acontecimento".O general Rui Alves Catão assumiu ontem o CML, que abrange as tropas no Rio, Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo o general Enzo Peri, Cesário apenas "manifestou a participação dele como cadete": "É o sentimento que tem. O movimento de 31 de março de 64 pertence à história".Na presença do comandante do Exército, Enzo Peri, Cesário narrou sua participação na "histórica operação cívico-militar": "Participei ativamente da revolução democrática de 31 de março de 64, ocupando posição de combate no Vale do Paraíba". Então cadete do último ano da Academia Militar das Agulhas Negras, Cesário disse ter atuado sob "a incontestável liderança do general-de-brigada Emílio Garrastazu Médici, de patriótica atuação posteriormente na Presidência".Segundo o general, a ação dos militares pode ser chamada de "revolução democrática de 31 de março de 1964, por ter evitado o golpe preparado pelo governo de então contra as instituições democráticas do país". by Folha de São Paulo http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1203200925.htm
Clodovil Hernandes 1937-2009
FILÓSOFO SÉBASTIEN CHARLES LANÇA "CARTAS SOBRE A HIPERMODERNIDADE"
terça-feira, 10 de março de 2009
Estrelas de couro: a estética do cangaço.
O historiador Frederico Pernambucano de Mello assina, nesta quinta-feira, 12 de março, às 19h, contrato de edição do livro Estrelas de couro: a estética do cangaço. O autor já foi chamado por Gilberto Freyre de “mestre de mestres em assuntos de cangaço” e possui o maior acervo de peças de uso pessoal dos cangaceiros, com cerca de 160 objetos. O evento acontecerá no Museu do Estado de Pernambuco e terá início com palestra do autor sobre o tema "Uma estética brasileira relevante: cangaço", com entrada franca e aberta ao público
Resultado de estudo profundo a que se dedicou Frederico Pernambucano desde 1997, Estrelas de couro: a estética do cangaço, é um ensaio interdisciplinar, um livro de arte que trará inúmeras fotos históricas, íncluindo o trabalho do fotógrafo sírio Benjamin Abrahão, que filmou e fotografou abundantemente o bando de Lampião em 1936.
No ano em que se comemora os 111 anos de nascimento de Virgulino Ferreira, Lampião (foto), a Escrituras Editora abre espaço para o tema "cangaço", também com a publicação do livro Cangaço na poesia brasileira: uma antologia, de Carlos Newton Júnior.
Informações: Museu do Estado de Pernambuco
Av. Rui Barbosa, 960 - Graça - Recife/PE
Telefone: (81) 3184-3170/3178
Palestra: Uma estética brasileira relevante: cangaço (duração prevista: 1h)
Palestrante: Frederico Pernambucano
Evento gratuito, aberto ao público.http://www.continentemulticultural.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4050:palestra-sobre-o-cangaco-comemora-111-anos-de-lampiao&catid=48:literatura&Itemid=70
by Continente Cultural
segunda-feira, 9 de março de 2009
Museu dedicado ao Rock
sábado, 7 de março de 2009
A Igreja e o conservadorismo
quarta-feira, 4 de março de 2009
A Chave da Casa Livro
segunda-feira, 2 de março de 2009
O ANO COMEÇA
domingo, 1 de março de 2009
Van Gogh perdeu a orelha em uma briga com Gauguin, segundo um novo livro
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Faculdades em transição EditoriaL DA FOLHA DE sp
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Sarkozy envia a Cuba ex-ministro Jack Lang como emissário especial
Vendo Filmes no Carnaval
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
DO BLOG DE Homero Fonseca recife pe
Osman Lins
Encontro o jovem professor Fábio Andrade na Livraria Cultura (Recife) e tivemos uma dessas conversas rápidas, mas frutíferas. Compartilho algumas opiniões que expressei, sem que meu interlocutor tenha qualquer responsabilidade por elas.
- A meu ver, existem duas grandes correntes literárias: a literatura cuja fonte é a vida e a literatura cuja fonte é a própria literatura. Por temperamento, inclino-me pela primeira, cujos expoentes seriam gente como Tolstoi, Dostoievski, Balzac, Flaubert, Dickens, Machado. No time da segunda, brilham Borges e todos os formalistas. Eu classificaria Kafka entre os primeiros e reconheço que alguns têm um pé numa banda e outro, na outra: Joyce e Guimarães Rosa, por exemplo. Joyce é oscilante entre os dois pólos, já Rosa está mais próximo de uma síntese.
- A melhor literatura é aquela que traz a marca pessoal do seu autor, situando-se, entretanto, dentro da moldura mais ampla da sociedade. (Fábio aqui citou um teórico, cujo nome não lembro, sobre a experiência de se contemplar um quadro envidraçado, em que se vê a pintura através do vidro.) Sem a marca do autor (de visão de mundo, estilística etc.) temos apenas uma reprodução automática da realidade. Sem estar dentro da moldura social, cai-se no deplorável giro em torno do próprio umbigo. (Vejam como em boa parte dos romances nacionais contemporâneos os protagonistas são escritores, jornalistas, publicitários, fotógrafos, designers... Ou seja, não se sai do pequeno universo do autor, que é importantíssimo para ele, mas que, para mim, como leitor, não me interessa.)
- Alguns tentam enveredar pela realidade social, mas como bons pequenos burgueses, sem conhecimento de causa, carregam nas tintas, focando apenas o lumpen (como se houvesse apenas duas classes, quando as nuanças sociais são muitíssimo mais amplas) e emprestando-lhe sentimentos e atitudes artificiais.
- Por isso, o povo brasileiro é quase invisível na nossa literatura (e não estou demandando nada que nem remotamente se refira a panfletarismo). Existem exceções, claro, como, só para ficar por aqui, Gilvan Lemos (e seu universo do microdrama de gente de carne e osso), Fernando Monteiro (e seu diálogo com todas as literaturas sem tirar os pés do chão), Raimundo Carrero (cada vez mais afastado do ninho armorial, enveredando pela loucura humana e sua contraface mística) e Ronaldo Correia de Brito (revisitando o Sertão numa perspectiva contemporânea). E para não ficar apenas na província, o mineiro radicado em São Paulo Luiz Rufatto, filho de pobres e portador de diploma universitário, transitando assim entre as dores do proletariado e as aflições da pequena burguesia, cuja série “Inferno Provisório” é uma grande saga brasileira. (Fábio lembrou Osman Lins, de “Avalovara”).
- Não acredito em quem diz que escreve para si próprio. Esses, se fossem sinceros, deixariam suas obras geniais nas gavetas. Quando o camarada procura um editor, manda seu texto e se contorce na expectativa de vê-lo aprovado, sufocando-se de revolta caso a resposta seja um não, é porque está em busca de leitores. Aliás, creio que uma obra só se completa quando é lida, assim como só nos reconhecemos em face do Outro.
- O escritor escolhe o seu público, exercendo uma saudável autonomia, dentro de um contínum que vai das multidões (prosa redundante) ao restrito grupo dos iniciados (experimentações vanguardistas). Como um texto pode ter múltiplas leituras e camadas de significados, as obras geniais, ao meu ver, são as que conseguem se situar num espectro o mais amplo daquela linha contínua (“Dom Quixote” é o exemplo por excelência).
- E arremato com uma frase ao estilo de Geneton Moraes Neto (que não falei na conversa com Fábio): Não existe literatura sem cânone, mas os epígonos são a desgraça dos grandes autores. Como no caso de leitores de Machado que vivem citando, fora de contexto ou num contexto errado, a máxima de Quinas Borba. Esses não merecem as batatas.
(De propósito, não cito nenhum teórico de sobrenome polonês nem escritor somente conhecido de iniciados nem a palavra epifania.)
Jazz é o senhor da folia em Garanhuns
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Do JC OnLine
Em meio ao frevo que invade as cidades do Recife e Olinda, é o jazz o senhor da folia na Cidade das Flores. O Garanhuns Jazz Festival, que chega à sua segunda edição após estreia que reuniu mais de 10 mil pessoas, promove o intercâmbio entre os ritmos pernambucanos com o jazz e o blues.
Entre as atrações, os internacionais James Wheeler (USA) e a banda equatoriana Nuages Jazz, os paulistas do Blue Jeans, Igor Prado Band e Dixie Square Jazz Band e a pernambucana Banda de Pífanos de Garanhuns.
Toda a programação, que acontece de sábado (21) a segunda (23), será realizada principalmente nos palcos montados na Praça Guadalajara e Pau Pombo, com acesso gratuito.
Confira a agenda:
* Pau Pombo - Ruber Van Der Linden
Dia 21/02
15h Nosso Jazz
16h Choro, Baião e Cia
Dia 22/02
15h Orlito
16h Kleber Blues Band
Dia 23/02
15h Banda Local
16h Banda Local
* Praça Guadalajara - Palco Ronildo Maia Leite
Dia 21/02
20h Carlos Malta (RJ) & Pífano Folclore Verde (Garanhuns)
21h Kate Bentley & Clay Ross Band (USA)
22h30 Nuno Mindelis (Angola/SP)
Dia 22/02
* A Dixie Square Jazz Band (SP) - show de rua à tarde e à noite
20h Nuages Jazz(Equador)
21h Igor Prado Band (SP)
22h Lancaster & The Bluz (PE)
23h James Wheeler (EUA)
Dia 23/02
20h Marcelo Martins (RJ) & Street Band (PE)
21h Robson Fernandes (SP) &Uptown Band (PE)
22h Blue Jeans (SP)
23h Izzy Gordon (SP)
SERVIÇO:
www.garanhunsjazz.com.br
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Sem vaias, Lula estreia na Sapucaí e promete voltar em 2010
REUTERS
RIO - Com a bênção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela primeira vez na Marquês Sapucaí, o Império Serrano abriu neste domingo, sem muito luxo, os desfiles da elite do Carnaval carioca com o 'Canto da sereia', relembrado em coro pelo público. Em contraste, a Grande Rio esbanjou no brilho para trazer a França ao Brasil, mas teve problemas em sua passagem pela avenida.
Lula, com chapéu Panamá e vestindo camisa florida branca e azul-claro, desembarcou no sambódromo no início do desfile da primeira escola. Acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e do governador Sérgio Cabral, o presidente apareceu algumas vezes para o público e acenou do camarote do governo estadual.
Durante a passagem da Grande Rio, a primeira-dama, quebrou o protocolo e desceu do camarote para sambar, cercada de seguranças, mas sem a companhia de Lula. Dona Marisa repetiu a dose na passagem da Vila Isabel, terceira escola da noite que cantou os 100 anos do Theatro Municipal carioca, e não perdeu a chance de saudar o cantor Martinho da Vila.
Ao deixar o sambódromo, na madrugada desta segunda-feira, o presidente disse que foi 'maravilhoso' e que pretende voltar no ano que vem.