foto cdm
Há uma lacuna e não será preenchida, jamais. Morreu o 1º papa latino.
PAPA Francisco, S.J., nascido Jorge Mario Bergogli 1936- 2025
HÁ MUITO PARA SE FALAR, MAS CITAREI ALGUMAS FALAS OU TIPOS E CARACTERÍSTICAS DO PAPA:
Um grande comunicador como nenhum outro;
Despiu-se ,dentro do que pode, das etiquetas tradicionais do vaticano;
Buscou a simplicidade e DRIBLOU OU REPELIU as regras do cerimonial- vide vinda ao Brasil 2013, saiu em carro popular aberto, o povo o beijava pela janela;
Deu voz a quem não tinha- negros pretos, homosexuais, mulheres;
Assessorado ,muito bem, enfretaava o mercado e o criticava, citou e criticou o neoliberalismo.
Sua asssessoria o provia de bom conhecimento geopolítico e econômico mundial e não se atropelava na sua retórica.
Não visitou sua terra ARGENTINA- dado os KIRCHINERS,DEPOIS MACRI,ALBERTO FERNANDEZ , MACRI E HOJE MILEI .TEMIA O USO DE SUA IMAGEM POR ELES.
PAULO VASCONCELOS
vaticanewspt
Derrame cerebral, coma e parada cardiorrespiratória foram as causas da morte do Papa Francisco, segundo o laudo assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, dr. Andrea Arcangeli.
O rito de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão ocorreu nesta noite, às 20h locais, na capela do andar térreo da Casa Santa Marta. Foi realizada a leitura do atestado de óbito. O ato foi validado pelo cardeal Farrell, camerlengo. A celebração durou pouco menos de uma hora.
Foram colocados os selos no apartamento pontifício do terceiro andar do Palácio Apostólico e, nesta noite, também no apartamento do segundo andar da Casa Santa Marta. A partir desta noite, os colaboradores têm acesso para uma última saudação ao Pontífice.
Na manhã de amanhã será realizada a primeira Congregação Geral dos cardeais, durante a qual poderá ser definida uma eventual data para o funeral.
.
CDM
https://bit.ly/4is2mTx
O testamento espiritual do Papa Francisco, datado de 29 de junho de 2022, foi divulgado e traz indicações sobre seu local de sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior:
Miserando atque eligendo [expressão em latim que pode ser traduzida como “Ao mostrar misericórdia, o escolheu”. A frase vem de uma homilia de São Beda, o Venerável, sobre a vocação de São Mateus, e foi adotada pelo Papa como seu lema episcopal. Ela se refere ao olhar misericordioso de Jesus ao chamar Mateus, um pecador, para segui-lo]
Em nome da Santíssima Trindade. Amém.
Ao perceber a proximidade do crepúsculo da minha vida terrena, e com firme esperança na vida eterna, desejo registrar meus últimos desejos exclusivamente quanto ao lugar do meu sepultamento.
Ao longo da vida, e durante meu ministério como sacerdote e bispo, sempre me confiei à Mãe de Nosso Senhor, a Bem-Aventurada Virgem Maria. Por isso, peço que meus restos mortais repousem — à espera do dia da Ressurreição — na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Quero que minha última jornada terrestre termine precisamente neste antigo santuário mariano, onde sempre me detive para rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo por seu cuidado terno e materno.
Peço que meu túmulo seja preparado no nicho de sepultamento localizado na nave lateral, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica, conforme indicado no plano anexo.
A sepultura deve ser no chão, simples, sem ornamentações, contendo apenas a inscrição: Franciscus.
Os custos para a preparação do túmulo serão cobertos por uma quantia fornecida por um benfeitor, a qual providenciei para ser transferida à Basílica Papal de Santa Maria Maior. Dei as instruções necessárias sobre isso ao Cardeal Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário da Basílica Liberiana.
Que o Senhor conceda justa recompensa a todos que me amaram e continuam a rezar por mim. O sofrimento que marcou esta etapa final da minha vida, ofereço ao Senhor, pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Santa Marta, 29 de junho de 2022
Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário