REDES

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Global Times elogia decisão de suspender o X no Brasil e critica ataques dos EUA-STARLINK por BRASIL 247

 

                                           FOTO BRASIL 247 /REUTERS- https://bit.ly/3Xxwt4J

Com a devida sensatez    o Jornal GLOBAL TIMES CHINA,via  BRASIL 247- https://bit.ly/3Xxwt4J,asseverou a postura condizente ao Direito Positivo Brasileiro, ao bloquear o X  ex Twitter.Tudo com  dacordo com o que um país pensa em soberania,e seu Direito Posto e com o devido respeito a um estado sério, diante de um indívíduo aloprado , que beira o perverso. O Americano do |Norte desequilibrado, ELON MUSK  quer  intervir nos estados para manipular e barganhar o poder político, face aos seus desejos de livre expressão, diz ele, mas que na verdade  é um fascista querendo ter poder mundial,tendo em vista seu poder no ciberespaço,  através da sua rede  social  X e a  Starlink.

O privado se superpondo ao público. Não basta o que as big tecks, os bancos e as elite mundiais fazem ,como é o caso deste senhor.  A união Europeia ,através da Alemanha fará mesmo que o Brasil, segundo mídia confiável e alguns paises já o fizeram o bloqueio, Caso da : Rússia, China, Coreia do Norte, Irã, Turcomenistão, Mianmar, Paquistão e Venezuela.

Precisamos acordar para o poder incomensurável das big techs -Elas veem de muito tempo passo a passo inteferindo no privado, e agora quer intervir no poder público estatal, como se dentro de sua concepção o ciberespaço não tenha controle e ele tudo pode .Há muito Baudrillard ,Paul Virilio, Phillipe Breton e outros teóricos da comunicação ja previam tal fato de empoderamento.

A comunicação é basilar para a soberania do estado, pena que as universidades, especialmente as públicas não atentaram em seus currículo  nos cursos de Comunicação, haja vista a exemplo a ECA USP. Esta útltima trabalha com a chamada EDUCOMUNICAÇÃO, que é uma tolice e redundãncia o termo, de cara, mas não acorda para os viéses políticos e de soberania de um Estado e os meios  midiáticos  com sua expansão nas versões terrestres  eletrodigitais áreas e fluviais. P.Vasconcelos

 https://bit.ly/3Xxwt4J

Por trás do disfarce da liberdade de expressão está a ganância do capital", diz o editorial do jornal chinês

247 - Em um editorial publicado nesta segunda-feira (9), o jornal chinês Global Times diz que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o funcionamento do X, antigo Twitter, no Brasil "reflete a determinação do governo brasileiro em manter a estabilidade nacional, prevenir a polarização política e proteger as instituições democráticas. Ela foi tomada com base nos requisitos da legislação interna brasileira". 

O texto destaca, por outro lado, que o Brasil tem sido atacado internacionalmente por supostamente estar desrespeitando a liberdade de expressão. "Essa reação, embora pareça preocupar-se com normas de liberdade de expressão, na verdade visa proteger os interesses de corporações multinacionais americanas. Por trás do disfarce da liberdade de expressão está a ganância do capital".

"O respeito pela soberania de um país envolve, antes de tudo, o respeito às  suas leis. A decisão do Brasil diz respeito à regulamentação das plataformas de mídia social, que engloba tanto os limites da liberdade de expressão quanto a gestão dessas plataformas. O Brasil puniu a X de acordo com suas leis, e não com base em uma 'potencial ameaça à segurança', uma desculpa frequentemente adotada por Washington. O país quer garantir que empresas multinacionais como a X possam operar legalmente no Brasil sem prejudicar sua estabilidade e ordem econômica. Vale notar que, embora o X seja uma plataforma de mídia social, isso não significa que deva desfrutar de privilégios que outras empresas não têm. Qualquer empresa que queira operar em outro país deve cumprir as leis e regulamentos locais. Esse princípio se aplica a todas as indústrias, e as plataformas de mídia social não são exceção", esclareceu o jornal.


Nenhum comentário: