REDES

domingo, 30 de julho de 2023

Big Techs e Educação: o fim do professor? POR OUTRAS PALAVRAS

 


Imagem: Jon Han/The New York Times  https://bit.ly/3QibBez

Corporações prometem customizar ensino e fazer da educação um game. Por trás do marketing, a cartilha neoliberal: privatizar sistemas públicos via plataformas, forjar o aluno-consumidor e reduzir o docente a um mero operador da tecnologia

OUTRASPALAVRAS

Publicado 26/07/2023 às 20:05 - Atualizado 26/07/2023 às


A erosão da profissão docente é um fenômeno que vem se desenvolvendo há décadas, principalmente com a aceleração do capitalismo, e é um tema que já vem sendo discutido na Academia e na mídia. Diversas transformações nas últimas décadas vêm determinando diretamente mudanças nos papéis dos professores, algumas diretamente educacionais (como a universalização da educação básica e a ampliação da influência de organismos internacionais nas políticas educacionais nacionais) e outras socioeconômicas (como a globalização ou a rápido desenvolvimento das tecnologias digitais e a expansão de seu uso no dia-a-dia).

Atualmente, neste contexto, as fundações filantrópicas com alcance global estão adquirindo um papel especial na formação de docentes e na formação dos papéis dos professores. Tendem a promover um discurso sobre a (in)eficiência da escola e dos professores, o que favorece a sua entrada nas escolas públicas, incorporando no dia-a-dia escolar tecnologias educativas que eles próprios desenvolvem e financiam, como as plataformas digitais na educação.

Este artigo argumenta que as corporações de tecnologia estão moldando um novo docente. Para isso, fazemos uma leitura sobre pedagogia seduzida pelo mercado, apresentamos brevemente duas das grandes plataformas digitais que estão entrando na sala de aula (Byju’s e Khan Academy) e analisamos como esse processo afeta a reconfiguração dos professores.

A pedagogia seduzida pelo mercado

Compreender as incursões no mundo educacional do mercado e da ideologia neoliberal é fundamental para refletir sobre os impactos e as mudanças que são promovidas no campo da pedagogia. Um dos argumentos que sustenta a entrada das plataformas digitais na educação é a suposta necessidade de personalizar as trajetórias de aprendizagem de cada estudante.

A personalização visa oferecer serviços educacionais sob medida para que cada aluno-consumidor possa alcançar uma experiência de aprendizagem adaptativa (adaptative learning). Isso requer o uso de algoritmos, mineração de dados, análise de aprendizado e inteligência artificial (IA). Algumas das ferramentas que foram criadas nesse sentido são: a customização dos módulos de aprendizagem, o alinhamento dos conteúdos que cada aluno deve trabalhar com base em suas necessidades específicas e o uso de chatbots, que incentivam, interagem e fornecem feedbacks imediatos aos estudantes sobre seu desempenho e seu nível de avanços, através de uma comunicação em linguagem natural, mantendo os alunos envolvidos em diferentes níveis.

A personalização pode ser expandida com novas contribuições da IA. Isso permite a extração e processamento de uma quantidade muito elevada de dados, o que possibilita, entre outros aspectos, a tomada de decisões com base em um maior número de elementos. Por meio dos últimos avanços em IA, as plataformas aprenderão, por exemplo, o que cada aluno mais ou menos desenvolveu em seu processo de aprendizagem e, com base nas informações de milhares de outros alunos, saberão prontamente qual conteúdo oferecer. Ainda assim, até o momento, a tecnologia desenvolvida é incipiente. No entanto, todas as decisões baseadas em dados respondem a uma lógica de eficiência escolar que não é necessariamente uma lógica pedagógica.

Junto a isso, a política de marketing das plataformas digitais na educação é bastante agressiva, embora aparentemente amigável. Seu interesse em seduzir a clientela é detectado no uso de imagens de jovens sorridentes de diferentes origens étnicas e culturais, bem como famílias heterossexuais felizes, com textos sempre muito positivos e depoimentos de usuários e especialistas, destacando valores supostamente universalizáveis do mainstream neoliberal, como equidade, inclusão e diversidade. Essas plataformas são populares entre quem estuda em casa e têm grande potencial de mercado na América Latina, refletido em seu uso generalizado em diferentes países do continente, bem como nas estratégias de marketing que oferecem para sua adaptabilidade aos diferentes idiomas.

LEIA TODA MATÉRIA EM :https://bit.ly/3QibBez



quinta-feira, 27 de julho de 2023

GILVAN LEMOS UM ESCRITOR QUE O BRASIL desconhece


...
Gilvan de Souza Lemos (São Bento do Una1 de julho de 1928 - Recife1 de agosto de 2015[1]) foi um escritor brasileiro.Gilvan de Souza Lemos nasceu em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, em 1º de julho de 1928, e mudou-se para o Recife pouco antes de completar 21 anos. Em 1956 ganhou o Prêmio Vânia Souto de Carvalho, da Secretaria de Educação do Estado, com Noturno sem música, seu primeiro romance, escrito em 1951 e lançado pela Editora Nordeste. Ganhou notoriedade nacional a partir de 1968, com o livro Emissários do diabo, publicado pela Editora Civilização Brasileira. Com mais de 30 livros publicados, entre novelas, romances e contos, além de participação em antologias, Gilvan Lemos foi vencedor de vários prêmios regionais e nacionais, tendo parte de sua obra relançada pela Cepe Editora, entre 2012 e 2015, incluindo Os olhos da treva, O anjo do quarto dia, Emissários do diabo e Jutaí menino. Sua bibliografia inclui ainda A noite dos abraçados (1975), Os pardais estão voltando (1983) e Morcego cego (1998), entre outros. Em 2012 Gilvan tomou posse como sócio efetivo da Academia Pernambucana de Letras (APL), ocupando a cadeira 26. Aposentado como funcionário público, passou a se dedicar exclusivamente à literatura até falecer, em 1º de agosto de 2015, aos 87 anos.WIKIPÉDIA

obs - comentário-Pedro Américo de Farias comentou em "GILVAN LEMOS UM ESCRITOR QUE O BRASIL desconhece"

Andei lendo a obra de Gilvan Lemos desde o momento em que organizei, no Teatro Apolo do Recife, o lançamento do seu livro Morcego cego, editado então pela Record e que mais recentemente foi editado pela Cepe. Obra incrível, que traz para o contexto mangue do Recife, a fantástica história de Édipo. Uma verdadeira 'ópera-mangue'.

terça-feira, 18 de julho de 2023

Nicolelis: “O ChatGPT é um grande plagiador do trabalho e criatividade ...

Observem a diferença deste depoimento para o post anterior-Opinião Pernambuco
com Silvio Meira-Opinião Pe. S.Meira ,atentem para abrangência deste e seu caráter humanista.
A leitura e reflexão entre os dois é fácil e há um posicionamento político claro.
Um não anulao outro, todavia são posições divergentes quanto ao caráter supremo do
humano sobre o tecnológico.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

SURGIU COMO TCHECO ,DEPOIS FRANCÊS AGORA É A INSUSTENTÁVEL PARTIDA DE MILAN KUNDERA


1929/2023

FOTO DE R GALLO
 AMAZON M KUNDERA

Entrevista: Luiz Marinho, ministro do Trabalho - POT TV FORUM


VALE VER E REVER- TV FORUM...BOA DEGUSTAÇÃO
PRESTIGIE A MÍDIA INDEPENDENTE PELO YOUTUBE

Conversas com Hildegard Angel - Delúbio Soares #12 por BRASIL247

Termos e Condições

1. Termos

Ao acessar ao site Palavras dos Brasileiros, concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença


É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site Palavras dos Brasileiros , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode: 

  1. modificar ou copiar os materiais; 
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial); 
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site Palavras dos Brasileiros; 
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou 
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou 'espelhe' os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por Palavras dos Brasileiros a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da Palavras dos Brasileiros são fornecidos 'como estão'. Palavras dos Brasileiros não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o Palavras dos Brasileiros não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o Palavras dos Brasileiros ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em Palavras dos Brasileiros, mesmo que Palavras dos Brasileiros ou um representante autorizado da Palavras dos Brasileiros tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da Palavras dos Brasileiros podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. Palavras dos Brasileiros não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. Palavras dos Brasileiros pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, Palavras dos Brasileiros não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O Palavras dos Brasileiros não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por Palavras dos Brasileiros do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.


Modificações

O Palavras dos Brasileiros pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do Palavras dos Brasileiros e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.

Política de privacidade e cookies

Política Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do Palavras dos Brasileiros respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Palavras dos Brasileiros, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

  • O serviço Google AdSense que usamos para veicular publicidade usa um cookie DoubleClick para veicular anúncios mais relevantes em toda a Web e limitar o número de vezes que um determinado anúncio é exibido para você.
  • Para mais informações sobre o Google AdSense, consulte as FAQs oficiais sobre privacidade do Google AdSense.
  • Utilizamos anúncios para compensar os custos de funcionamento deste site e fornecer financiamento para futuros desenvolvimentos. Os cookies de publicidade comportamental usados ​​por este site foram projetados para garantir que você forneça os anúncios mais relevantes sempre que possível, rastreando anonimamente seus interesses e apresentando coisas semelhantes que possam ser do seu interesse.
  • Vários parceiros anunciam em nosso nome e os cookies de rastreamento de afiliados simplesmente nos permitem ver se nossos clientes acessaram o site através de um dos sites de nossos parceiros, para que possamos creditá-los adequadamente e, quando aplicável, permitir que nossos parceiros afiliados ofereçam qualquer promoção que pode fornecê-lo para fazer uma compra.


Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o Palavras dos Brasileiros oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  • A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
  • B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de sorte ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
  • C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do Palavras dos Brasileiros, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de 12 July 2023 17:03

terça-feira, 4 de julho de 2023

domingo, 2 de julho de 2023

CUIDADO COM GOLPES DOS APLICATIVOS C A I X A -

A USURPADORA

 Um dos bancos brasileiros, mais antigos, é a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, mas perdeu-se na corrupção, na estrutura tecnológica digital, no atendimento aos seus clientes. 

Apagou-se no tempo, mas resiste com menosprezo aos funcionários e clientes e muitos desses clientes são empurrados para ele por questões políticas e sociais.

Hoje já não figura entre os dez maiores bancos do país.(vide https://bit.ly/3NBloJL).

  Recentemente fui vítima de um golpe  de terceiros usando o PIX da Caixa.

A Caixa por um de suas gerências recebeu-me bem , mas deu entender -" VÁ PARA CASA,NÃO VALE A PENA SE PREOCUPAR COM ISTO,  DESCANSE , MAS VALE SUA SAÚDE". Trocou senhas mas não registrou o fato. Tive que apelar para ouvidoria que deu-me 11 (onze) dias para fornecer uma posição.

Não nos informa no seu aplicativo das estruturas golpistas havidas e como se estruturam  junto aos seus clientes como diversos ou quase todos outros bancos o fazem por pop-up na tela inicial dos seus aplicativos  ou por email.Não possui uma agilidade no serviço de inteligência de seguridade, e se o tem é frágil ou de nada vale.

Cobra taxa de anuidade, uma das mais altas do cartão de crédito, quase 1.000,00 ao ano


 Não fiscaliza sms enviados com seu nome e uso do 0800 e com gravação similar ao seu SAC ,que aliás é de péssima qualidade.

Ainda outra coisa ,NÃO POSSUI SEGURO CONTRA FRAUDES E OUTRAS para PIX, coisa que todos os bancos particulares, na sua maioria tem.

No  frigir das coisas lá se foi meu dinheiro e de muitos que ainda serão tombados e  combalidos. E não segue a resolução  103/21, que responsabiliza os bancos emitentes, vide https://bit.ly/3NWG0gU

Entre outros trechos leia-se:

“Art. 41-B.  O Mecanismo Especial de Devolução é o conjunto de regras e de procedimentos operacionais destinado a viabilizar a devolução de um Pix nos casos em que exista fundada suspeita do uso do arranjo para a prática de fraude e naqueles em que se verifique falha operacional no sistema de tecnologia da informação de qualquer dos participantes envolvidos na transação.

Ao final digo , como tenho divulgado nas mídias digitais:


CUIDADO :  GOLPES E A FALTA DE SEGURANÇA APLICATIVOS CAIXA E. FEDERAL- CAIXA NADA RESOLVE-DIVULGUE -TODA FAMÍLIA TEM CASOS-NÃO SEJA CLIENTE-NÃO TEM SEGURO PIX-PEÇA PORTABILIDADE PARA OUTRO BANCO   BO-0001590377 SP SP

BOLSONARO É CONDENADO E FICA INELEGÍVEL - ICL NOTÍCIAS . VEJAM OS FLAGRAS DO ASSUNTO DO TWITTER

NÃO SE TRATA DE VINGANGA,É RETOMADA DA DEMOCRACIA E PUNIÇÃO DE
UM DOENTE MENTAL, ELEITO POR MILHOES DE INSENSATOS, DOENTES.
ESTAMOS LIVRES,É PRECISO LUTAR,LUTAR.
NÃO PARAUM CRÁPULA ELE FOI POSTO NA LATA DE LIXO,  VAI TER QUE PAGAR MAIS.
CUIDADO,HÁ  FILHOTES,COMO DEPUTADOS,SENADORES E GOVERNADORES.
ESTAREMOS NAS RUAS,BAIRROS,CENTRO,PERIFERIA,MAS NÃO PERMITIREMOS
A VOLTA DO CANALHA.
......
TWITTER COMEMORA

Hoje: o começo do fim do pestilento inominável, macabro, fascista e genocida ex-presidente do nosso país. INELEGÍVEL é POUCO.... Mas que tesão!!!! Um NORDESTINO acatou o processo no TSE, Um JUIZ NEGRO foi o relator do voto, Uma MULHER deu o voto que fechou a porta.

Foto quadrada do perfil
⏯️ Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, disse que Jair Bolsonaro (PL) não possuí currículo, mas sim "folha corrida". A declaração do ministro de Lula aconteceu neste sábado (1º/6), durante o Arraiá do PT.
“Na data de hoje, a democracia brasileira mostrou uma resistência enorme e deu um recado muito claro para quem tentar se aventurar pelo mesmo caminho de Bolsonaro."