FOTO por l1nq.com/HLWgS
APOI RAIGANDO A CAXA DO HOME QUE VIROU UM RAI DE SOL
Este foi um dos poucos Brasileiros que pela mídia estatal soube lamber, exaltar ,contar o ouro daS PALAVRAS DOS BRASILEIROS.Com sua veia de ator sabia dizer, narrar e dramatizar o que é que o BRASIL TEM no âmbito da Cultura,das Artes.Soube violar-de violão- o Brasil continental com a régua do sensível da poiesis,poetou,disse o seu país com letras maiúsculas,como diria ZÉ da LUZ,poeta paraibano e aqui faço uma paródia ...'ARMOU ARAPUCAS PRA PEGAR AS PALAVRAS DOS BRASILEIROS" nas mais diversas linguagens.O Brasil perde uma pérola estelar. O BRASIL ficará mudo,mouco por um tempo,ainda mais com a viagem finita de GAL COSTA.
Ambos cruzaram as linhas tortas certeiras do país mastigando com salivadas anchas em suas expessões artísticas,sem fronteiras e limites de nome e renome.Como diria Manuel de Barros, ou melhor pondo palavras como se fora de sua boca "ele(a) olhou os pés das mãos na boca do bicho falante e estatalou o Brasil e o mundo".PAULO VASCONCELOS
Biografia de Rolando Boldrin
POR l1nq.com/HLWgS via LAURA AIDAR
Grande nome da cultura brasileira, Rolando Boldrin (1936-2022) foi ator, compositor, cantor e apresentador.
Após uma longa carreira de mais de 60 anos, faleceu em São Paulo em 9 de novembro de 2022, deixando um importante legado, sobretudo para a música caipira.
Infância e juventude
Nascido no interior de São Paulo, em São Joaquim da Barra, em 22 de outubro de 1936, Rolando veio de uma família simples e teve onze irmãos.
Aprendeu a tocar viola ainda criança e aos doze anos fazia dupla musical com seu irmão. Juntos eram Boy e Formiga e tiveram certo reconhecimento na rádio local.
Boldrin se muda para a cidade de São Paulo aos 16 anos para tentar uma nova vida. Ele então realiza diversos trabalhos, como sapateiro, garçom e frentista, até que consegue dar continuidade à carreira.
Carreira
Em 1960 fez uma participação no disco de Lurdinha Pereira, cantora que viria a se tornar sua esposa anos depois.
Seu primeiro disco, intitulado O Cantadô, foi lançado em 1974. Mas antes, ainda na década de 50, começou a atuar na TV Tupi, contracenando com nomes importantes como Laura Cardoso e Lima Duarte. Depois, ao longo da vida, participou de cerca de 30 novelas, 5 filmes e várias peças de teatro, inclusive pelas companhias Arena e Teatro Oficina.
A profissão de apresentador surgiu nos anos 80, à frente do programa Som Brasil, da TV Globo. Depois passou a apresentar Empório Brasil e Empório Brasileiro, no SBT e Rede Bandeirantes, respectivamente.
Foi em 2005 que inaugurou Sr. Brasil, apresentado pela TV Cultura, no qual permaneceu até o fim da vida. O programa, assim como os anteriores, tinha um formato próprio, em que Boldrin contava causos e apresentava cantores e compositores, principalmente da música caipira e que valorizavam a cultura popular.
Em seu site oficial, o multitalentoso Rolando Boldrin afirma:
Sou fundamentalmente um ator, esse tem sido meu trabalho a vida inteira; radioator, ator de novela, de teatro, de cinema, um ator que canta, declama poesias e conta histórias.
Morte
Rolando Boldrin morreu aos 86 anos. Ele havia sido internado no Hospital Albert Einstein e, após dois meses, apresentou insuficiência cardíaca e renal, falecendo em 9 de novembro de 2022.
A esposa, Patrícia Maia Boldrin, deixou uma mensagem em suas redes sociais em que diz:
"O amor da minha vida voltou para casa. Foi o melhor ser humano que eu conheci. Sou grata por compartilhar com ele os melhores momentos da minha vida. Meu amor, vai em paz".
Nenhum comentário:
Postar um comentário