Morando em Recife até início dos anos 80, mantive contato com a obra de Josué de Castro.Ele era comentado nos meios intelectuais e já se impunha o Centro Josué de Castro -Centro Josué de Castro.As universidades, não só na área de Saúde, como de Ciências Sociais, prestigiavam sua obra , destacavam: Geografia da Fome e Geopolítica da Fome.
Participei de uma encenação teatral inspirada em outra obra do autor-Sete palmos de terra e um caixão- “Sete Palmos de terra e um caixão”: escrita e práticas políticas na trajetória de Josué de Castro. com o título -Grupo Reforma Expõe, em que cruzávamos , esta obra citada, com Morte e Vida Severina -João Cabral de M. Neto, Casa Grande e Senzala -Gilberto Freyre e Os sertões de Euclides da Cunha.
Hoje este autor parece esquecido aqui nos meios Sudestinos e , ao que me parece, em todo Brasil, exceto Pernambuco-Recife via o Centro Josué de Castro, como citei acima.
É lamentável tal esquecimento para um homem cuja obra permanece intacta apesar de decorridas décadas.Ele foi um dos marcos do aparecimento ,levantamento da Geografia Humana e suas interações multidisciplinares.A França e Europa o reconheceu e reconhece, pois o mesmo no seu exílio foi professor da Sorbonne. Não mais retornou ao Brasil senão com seu corpo inerte, morto para ser enterrado no Rio de Janeiro.
Abaixo pequena biografia e link para seu livro mais famoso. Geografia da Fome.
...*Josué Apolônio de Castro (1908 – 1973) foi um médico, professor e sociólogo brasileiro. Partindo de sua experiência pessoal no Nordeste brasileiro, publicou uma extensa obra que inclui: Geografia da fome, Geopolítica da fome, Sete palmos de terra e um caixão e Homens e caranguejos. Exerceu a Presidência do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), foi também Embaixador brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e foi indicado ao Nobel da Paz nos anos de 1953, 1963, 1964 e 1965.
Seu trabalho, no que se refere à fome, é uma das obras mais fundamentais para o entendimento da questão. Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento de Josué de Castro, seguem abaixo o link para o download do livro “Geografia da fome” publicado originalmente em 1946 e o documentário-acima-de 1994 de Silvio Tendler:
Livro “A geografia da fome” de Josué de Castro:
GEOGRAFIA DA FOME” DE JOSUÉ DE CASTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário