sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
O Ano Começa após o carnaval e olhe lá..É VERDADE EU VI NA TV, E AGORA EU LI OU VI NA WEB
Há uma tradição ,sobretudo, entre alunos Universitários, de que o ano letivo só se inicia após o carnaval, e claro, após a semana de carnaval, posto que , não havendo expediente na quarta eles emendam quinta e sexta.
Ouvi de um amigo , outro dia, que se no nosso tempo,e isso vai dos anos 40 até os anos 80,o ensino Universitário era uma forma de nos conhecermos, conhecer o mundo e entendê-lo e ,assim, termos um saber, por consequência teríamos uma profissâo.
Para o jovem de hoje, na sua imensa maioria, havendo clara pequenas excessões, o fundamental não é a ânsia pelo saber , o sabor do saber qque alcança o ser, mas o desejo do dinheiro, da empregabilidade, de um mundo técnico, em que não mais se discute esses saberes.Aprende-se e ponto; domina-se fórmulas, técnicas e ponto.
Isso parte das mais variadas classes que compõe o espectro social, mas com grande afinco das classes A E B , mas que contamina a classe C.Aliás a classe c é aquela, em que se destaca ainda um desejo pelo saber e pelo sabor, e claro com excessões nas demais, mas com mínimas proporções.
Neste sentido as disciplinas teóricas , como Filosofia, Sociologia, Psicologia,Antropologia,História, Semiótica, entre outras são desdenhadas pelo aluno.
Para onde vamos?
Será este saber. o novo saber do sec XXI,criticado,por Heidegger,Postman, George Orwell, Saramago,Baudrillard, Virilio, P. Breton?
E de outro lado a apologia técnica do famoso , aliás, muito mais no Brasil do que em sua terra-FRANÇA, Pierre Levy, o leviano do saber.
Os primeiros acusam a crise do saber pelas novas tecnologias que fazem a mediação cultural em nossas vidas, em que se aprende tudo, dizem eles, pela mídia-Tv Rádio e Internet-Web, destacadamente etc.
Mas será, que realmente aprendemos criticamente ou somos levados pelo poder oportunista da comunicação e seus interesses econômicos /ideológicos, refazendo novos comportamentos e saberes, pela repetição e pelo poder publicização- e mídias; lembram a frase, - É VERDADE EU VI NA TV, E AGORA EU LI OU VI NA WEB ?
Aliás o cinema americano fez isto conosco, ensinou-nos a vestir , a usar o carro, o creme dental, o sabonete, ao desodorante, com destaque, o Whisky, e a fumar , isso foi sem dúvida.Implantou-se entre nos " o american way of life"
Se assim for , e eu creio,estamos condenados a cegueira, ou redução do pensar, a supremacia da eficácia técnica apenas ,em que não mais ponderamos a relação técnica e o ser ,a vida e seus valores. ?????????????????????????????????
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário