BLOG DA PETROBRÁS CRIA POLÊMICA ENTRE OS JORNALISTAS, POIS TORNA A INFORMAÇÃO PASTEURIZADA IMPEDINDO AS INDIVIDUALIDADES DE PAUTA UMA VEZ QUE AS INFORMAÇÕES DADAS SE RESTRINGIRÃO AO ACESSO AO BLOG.(DISSE BAND NEWS DORA KRAMER)
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Empresa publicou perguntas de jornalistas antes das reportagens.
Jornais afirmam que estatal torna público a investigação dos repórteres.
Do G1, com informações do Jornal da Globo
Divulgação de informações num blog criado recentemente pela Petrobras causou polêmica. A empresa decidiu exibir na internet perguntas de jornalistas e as respostas da empresa antes que as reportagens fossem publicadas.
Veja o site do Jornal da Globo
O blog “Fatos e dados” é uma página na internet onde a estatal pode publicar e atualizar informações. Está no ar desde o dia 2 de junho para, segundo a empresa, divulgar o posicionamento da companhia sobre as questões relativas à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar a Petrobras.
Mas nos últimos dias, o blog também publicou perguntas de jornalistas enviadas por e-mail, antes da publicação das reportagens.
Jornais
Os jornais afirmam que, quando a Petrobras antecipa este conteúdo, torna público o trabalho de investigação dos repórteres, acabando com a exclusividade, que é a matéria prima do jornalismo em todo o mundo.
Em nota, o jornal “Folha de São Paulo” informou que não considera adequado que questionamentos jornalísticos endereçados à Petrobras sejam tornados públicos pelo blog antes que as respostas possam ser avaliadas e utilizadas pelos veículos que enviaram as interpelações.
Para o jornal “O Globo”, as perguntas encaminhadas por escrito são de propriedade do jornalista e do veículo. E que, por esse motivo, a iniciativa da Petrobras desrespeita profissionais e atenta contra a liberdade de imprensa, ao violar o direito da sociedade de ser informada, sem limitações.
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirma que a divulgação antecipada das perguntas não é um vazamento, porque as informações pertencem à empresa. E explica porque a empresa não divulga o material apenas depois da publicação pelos jornais.
“A nossa visão é que isso significaria uma privatização da informação, na relação entre a Petrobras e esse veículo. Na realidade, nós estaríamos dando a esse veículo o poder e a decisão de divulgar ou não divulgar, quando achamos que na medida em que entregamos ao veículo estamos tornando pública e transparente a nossa informação”, diz Gabrielli.
Para o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, a companhia não está violando o sigilo da correspondência eletrônica dos jornais e nem dos jornalistas. “Não entendo isso como vazamento de informações. A Petrobras é uma empresa importante demais para o país, e tudo que diz respeito ao seu funcionamento, ao seu desempenho, tem que ser objeto de informação ao conjunto da sociedade”, afirma Azêdo.
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) publicou nota em que repudia a atitude da Petrobras. Para a ANJ, a medida é uma tentativa de intimidar jornais e jornalistas. A associação afirma ainda que a empresa vem agindo de forma antiética.
“É uma falta de ética total porque você está fazendo com que todos os demais concorrentes da imprensa tomem antecipadamente conhecimento de uma determinada reportagem de um determinado órgão de imprensa”, diz o presidente da ANJ, Júlio césar Mesquita.
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