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sexta-feira, 10 de julho de 2020

“Não há nunca outro critério senão o teor da existência, a intensificação da vida”


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Ouvi essa história em uma belíssima aula do professor Cláudio Ulpiano. O tordo é um passarinho canoro possuidor de três tipos de canto. O primeiro ele canta quando quer marcar um território. Nesse caso, sempre acontece uma disputa, com dois ou mais tordos rivalizando pelo mesmo território. Sem precisarem brigar , o tordo de canto mais potente vence e toma conta do território, sem que os outros tordos fiquem ressentidos ou queiram se vingar. O segundo canto o tordo canta quando deseja conquistar uma fêmea. Esse segundo canto é mais harmonioso e sutil, entremeado por silêncios eloquentes acompanhados de posturas sedutoras. Mas no final é sempre a fêmea que escolhe qual tordo será seu companheiro amoroso. O terceiro canto o tordo canta em dois momentos do dia: quando o sol nasce e quando o sol morre . Na aurora, é canto de boas-vindas; no fim da tarde, é canto de despedida. Esses dois cantos são de gratidão ao sol: quando o sol se vai, por ter havido aquele dia, não importando o que nele aconteceu; quando um novo sol chega, trazendo com ele um novo dia. Enquanto os galos cantam apenas o dia que vem, o tordo também canta grato à vida que recebeu do dia que vai, como os estoicos nos ensinando o “Amor Fati”.
O canto de território e o canto amoroso são explicáveis pelo instinto ,porém o terceiro canto parece querer um território e ser movido por um afeto que vai além do corpo orgânico . É um canto espontâneo e livre , parecendo um poema, uma obra de arte . O tordo sobe então até o galho mais alto para horizontar sua visão e cantar um canto de desterritorialização a todo território dado, ao mesmo tempo se reterritorializando na abertura e amplidão do espaço .
Esse terceiro canto, porém, coloca o tordo sob perigo. Pois nesses períodos fronteiriços entre o dia e a noite a soturna coruja fica alerta , à espreita para ver onde está o tordo, para fazê-lo de presa . A mesma arte que singulariza o tordo, também o põe à mostra. Porém o tordo não se esconde ou cala , mesmo sob a ameaça da morte : ele persevera no seu cantar à vida , com o máximo de potência que pode.
“Inventar uma tarde a partir de um tordo”.( Manoel de Barros )
“Não há nunca outro critério senão o teor da existência,
a intensificação da vida”. ( Deleuze & Guattari, “O que é a filosofia?”)

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Elisabeth Roudinesco: Psicanálise em tempos de pandemia

Fronteiras do Pensamento

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Tradução de Memórias Póstumas de Brás Cubas esgota em um dia nos EUA


Memórias Póstumas de Brás Cubas é um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Escrito em 1881, foi publicado em forma de folhetim na Revista Brasileira entre março e dezembro daquele ano, tendo sido editado como livro no ano seguinte. O romance de Machado de Assis tem versões em 12 idiomas, como francês, italiano, espanhol, alemão e até esperanto, além do inglês.
https://bit.ly/31S6hFo


Um dos grandes clássicos da literatura brasileira ganhou nova tradução para o inglês e fez grande sucesso. A nova edição de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, foi lançada na última terça-feira (9 de junho) e esgotou no mesmo dia. A nova versão, com tradução de Flora Thomson-DeVeaux e prefácio de David Eggers, faz parte de uma série de novas versões da obra de Machado de Assis que será lançada nos Estados Unidos.
https://bit.ly/31S6hFo


MACHADO É SUCESSO NOS EUA....Publicado por  Traduzca
POR https://bit.ly/31S6hFo

Um dos grandes clássicos da literatura brasileira ganhou nova tradução para o inglês e fez grande sucesso. A nova edição de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, foi lançada na última terça-feira (2 de junho) e esgotou no mesmo dia. A nova versão, com tradução de Flora Thomson-DeVeaux e prefácio de Dave Eggers, faz parte de uma série de novas versões da obra de Machado de Assis que será lançada nos Estados Unidos.
O lançamento foi precedido de um texto de Eggers na revista The New Yorker, onde retrata Memórias Póstumas de Brás Cubas como “um presente glorioso para o mundo, porque brilha, porque canta, porque é muito engraçado e consegue capturar o tom inimitável de Machado, ao mesmo tempo mordaz e melancólico, autodilacerante e romântico”. O texto, publicado um dia antes do lançamento do livro, ainda afirma que o clássico de Machado de Assis “é uma obra-prima cintilante e uma alegria inabalável de ler, mas, por nenhuma boa razão, quase nenhum inglês no século XXI leu”.
Em sua coluna mensal na revista Piauí, a tradutora da obra, a escritora e brasilianista Flora Thomson-DeVeaux diz que a primeira vez que leu Memórias Póstumas de Brás Cubas foi durante a faculdade. “Quando iniciei o trabalho, pensei em pegar emprestada a estratégia do tradutor e brasilianista britânico John Gledson, cuja tradução meticulosa de Dom Casmurro eu admiro”, conta. A nova versão do clássico foi produzida pela editora Penguin Classics e, por enquanto, apenas a versão digital do livro está disponível no site norte-americano da Amazon.


Memórias Póstumas de Brás Cubas é um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Escrito em 1881, foi publicado em forma de folhetim na Revista Brasileira entre março e dezembro daquele ano, tendo sido editado como livro no ano seguinte. O romance de Machado de Assis tem versões em 12 idiomas, como francês, italiano, espanhol, alemão e até esperanto, além do inglês.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

A POESIA NA CANÇÃO -Mônica Salmaso e Chico César - Beradêro



ATUALÍSSIMA, FIXE- SE  NA LETRA E NO TODO,CLARO 






Béradêro
Os olhos tristes da fita
Rodando no gravador
Uma moça cosendo roupa
Com a linha do Equador
E a voz da Santa dizendo
O que é que eu tô fazendo
Cá em cima desse andor
A tinta pinta o asfalto
Enfeita a alma motorista
É a cor na cor da cidade
Batom no lábio nortista
O olhar vê tons tão sudestes
E o beijo que vós me nordestes
Arranha céu da boca paulista
Cadeiras elétricas da baiana
Sentença que o turista cheire
E os sem amor os sem teto
Os sem paixão sem alqueire
No peito dos sem peito uma seta
E a cigana analfabeta
Lendo a mão de Paulo Freire
A contenteza do triste
Tristezura do contente
Vozes de faca cortando
Como o riso da serpente
São sons de sins, não contudo
Pé quebrado verso mudo
Grito no hospital da gente
São sons de sins, são soins de sins
São sons de sins, são
Fonte: Musixmatch


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quarta-feira, 17 de junho de 2020

De Valter Hugo Mãe para Marcelino Freire: Marcelino, tenho medo de voltar ao seu país...

Valter Hugo Mãe - WOOK
V H MÃE WOOK.PT

FLAGRA FACEBOOK L.LALO.L FILHO   
https://bit.ly/3fvgb3H



Bom dia.                                                
                                                             

Marcelino, tenho medo de voltar ao seu país porque cresci relutante para ser adulto e sei que me mantenho em tantas coisas apenas uma criança. Julgo que saio à rua ainda com a alegria de encontrar alguém com quem, de algum modo, possa pressentir a alegria que existia quando estávamos apenas a brincar. Eu não sei estar sozinho. Não aprecio a solidão, gosto das pessoas e não há como curar minha natureza para gostar delas. Mas agora tenho medo do seu país que eu amo. Fiquei toda a vida sonhando ser português e brasileiro, para pertencer a Machado de Assis e Fernando Pessoa. Sonhei que meu orgulho teria papel passado, como quem casa consciente, dedicado, de amor profundo, para toda a eternidade. Eu não previ este medo. Fico desolado.

Estão proibindo as pessoas de serem negras, Marcelino, proibiram de ser mulheres, Marcelino, agora decidiram proibir de ser criança e eu sabia que haveria alguma coisa que ainda me pegaria. Por isso, há muito que eu já brigava pelos negros e há muito que eu já brigava pelas mulheres, eu já brigava pelos viados todos e pelas pessoas sem explicação, tanta gente que só é, sem ter muito como entender ou fazer entender, e quer apenas estar em paz. Eu dei de barato tanta coisa sobre a paz que talvez tenha esquecido de estudar corações, o verdadeiro lugar da guerra. Sou muito despreparado. Passei pelo tempo buscando o deslumbre e vi a melhor versão de cada instante, não vi que medravam no escuro as piores intenções, os ódios que inviabilizam a humanidade. Eu, sinceramente, não vi, Marcelino.

Caminhei nessas ruas todas, tantos Estados, tantas capitais, e eu não dei conta desse ódio. Notei os sorrisos, o samba, o jeito generoso das garotas e de alguns garotos olhando para minha pouca beleza, eu notei os livros, tanta Literatura maravilhosa e a obra do Tunga e Artur Bispo do Rosário bordando as vestes para alindar seu encontro com Deus. Marcelino, no Brasil eu senti invariavelmente que Deus era possível. Sabe quando você se depara com algo perfeito e isso só pode ser graça de uma inteligência superior? Eu vi uma arara azul gigante, devia ter mais de um metro, e ela era mesmo um atributo mágico do mundo, estava livre no cimo de uma árvore na floresta amazônica.





Naquele encontro, eu consumei tudo, Guimarães Rosa e Elza Soares, Tarsila do Amaral e Fernanda Montenegro mais Marília Pêra e Walter Salles, e Darcy Ribeiro mais Heitor Villa-Lobos, e Cartola com Cildo Meireles e Adriana Varejão. Mais Gal Costa e Mônica Salmaso e Paulo Freire lendo a mão de Chico César genial. Eu entendi que Brasil significa beleza e uma profunda esperança. Juro. Parecia uma experiência mística, como se algum espírito me informasse e eu virasse um mensageiro sagrado. Eu elogiei o Brasil em todas as ocasiões porque eu acreditei, e acreditei que minha mensagem era sagrada. Você acha que um espírito me enganaria? Viria sobre mim de propósito para me iludir?

Marcelino, eu não consumei minha adultez, sou apenas um menino, fui sempre ao seu país para encontrar mais amigos e brincar um pouco de ser feliz. Lembra de gostarmos tanto de Manoel de Barros? Eu sei exatamente a razão de gostar tanto da poesia de Manoel de Barros. Ele usa pássaro e amigos e seus versos foram os melhores brinquedos. Minha história é rigorosamente igual. Não tinha muito mais. Pais, irmãos, amigos, os pássaros voando, versos. O lugar de guardar tudo é o verso. O único sentido de ter verso é amar gente e cuidar de pássaro livre.

Estão atirando sobre as crianças e alguém me diz que apenas as negras, são apenas as crianças negras, mas eu duvido que parem por aí. Nós, as crianças mais claras não estamos na linha do tiro? Nem que seja por vergonha, vamos morrer também se não dissermos nada, se não fizermos nada. E se as crianças negras viraram proibidas, que legitimidade teremos nós? Sabe, Gilberto Freyre explicou tão certinho que os portugueses são os mestiços da Europa. Eu tenho sangue árabe, africano e europeu. Sou uma porção de cada coisa e minha pena é não lembrar, só minhas células sabem.

Não deixe que acabem com a maravilha do Brasil. Se resistirmos, nossa delicadeza vai ser uma lição resplandecente.
Você sabe a razão para rejeitarem os negros para as periferias? Eu não descobri. As casas do centro não têm tamanho para negros? Eles são maiores? Aumentam quando dormem? Quando sonham? Ficam derrubando paredes, perigando as fundações dos prédios? Eu acho que não. Eu vi um moço entrando na livraria à minha frente, coube na porta melhor do que eu. Você acha que tem alguém obrigando a que ele corra para a periferia depois de pagar o seu livro? Eu não posso acreditar. Que pena que eu não falei com ele, devia ter perguntado. Talvez me contasse de como fica infinito sonhando, ao ponto de perturbar o silêncio, tremer o prédio, causar fumo. Você já pensou se nossos sonhos também fizessem isso? Eu ia querer, Marcelino. Eu ia querer que meus sonhos fossem tão grandes. Mas sonho só com a paz. Estar sossegado com minha família e meus amigos. Notar os pássaros voando.

Marcelino, façamos uma jura de não morrer durante o plano de nos matarem. Não somos senão ternuras gigantes, guerreiros açucarados, eu entendi que nós precisamos de um pacto poético para embravecer nossa cidadania. Você, que é meu amigo e escritor que tanto admiro, não me falte nunca desse lado. Cuide de Chico Buarque e de Caetano Veloso, por favor, em qualquer cabeça sã do mundo eles representam o Deus possível. Cuide de Maria Bethânia. De Sônia Braga. Diga a Davi Kopenawa e a Ailton Krenak que a floresta vai sempre amá-los, diga que a arara me garantiu. Marcelino, fico ouvindo Rodrigo Amarante e quase ainda acredito em tudo outra vez (Rodrigo é perfeito. Poderia ser a própria arara). Quase perco o medo. Vista também sua roupa de super-herói e sobreviva. Você tem de manter a maravilha do Brasil. Não deixe que acabem com a maravilha do Brasil. Se resistirmos, nossa delicadeza vai ser uma lição resplandecente, e vamos ficar mais belos que os modelos nos filmes gringos. Vamos, sim, Marcelino.

Haveremos de devolver o futuro às crianças. E seremos sempre futuros também. Só quem desistiu passou a ocupar seu canto no passado. Marcelino, reassumo meu compromisso com a esperança. Vou escolher sempre minha vida como lugar de semente. No meu medo, Marcelino, muita coragem vai germinar.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

A nossa história democrática é toda complicada. TA FODA.....

foto L.ZAGATO I FACEBOOK



Flagra do facebook LUCIANA ZAGATO....https://bit.ly/2YyNtYO

Adoro mudar de ideia. Ver coisas que me fazem perceber que eu não estou tão certa quanto pensava.
Vocês são bons nisso, é por isso que eu não saio daqui.
Tem sempre alguém que escapa desse ciclo do ‘eu sou melhor porque eu sabia, eu avisei, eu sei que você não presta, não me misturo e vamos todos morrer’. Ou, pelo menos, consegue enxergar algo além da luta do bem contra o mal. Tem gente que ajuda a tentar entender como viemos parar aqui e não está preocupado em mostrar o quanto é mais puro, digno e ilustrado que o outro.

No fundo, louco mesmo é quem diz que entende o Brasil.

Eu estava me achando muita coisa porque estou conseguindo reduzir o consumo durante a pandemia, porque não compro nada além do necessário, porque não sinto necessidade de sair e, principalmente, não preciso.
É fácil xingar as pessoas que estão indo ao shopping da posição em que eu estou.

Aí aparece alguém, e foram várias ideias interessantes que pintaram por aqui, pra dizer que não é bem assim.

A nossa história democrática é toda complicada. Nós criamos uma constituição maravilhosa, cidadã, mas entupida de regras a serem regidas por lei complementar, cheia de labirintos vestidos de ‘vamos contemplar todo mundo’, mas cujas saídas só foram acessadas pelo poder e pelo dinheiro, como sempre.
A classe média, tanto tempo privada da informação e do acesso, viu a superinflação estourar, fazer compras para o mês inteiro assim que saía o pagamento, aplicar no overnight quando sobrava algum e ver o mercado mundial de produtos entrar aos poucos no país. Entramos feito zumbis na sociedade de consumo mundial.
Nos anos FHC, essa classe média que antes não sabia de nada, começou a entender um pouco o jogo. Dinheiro forte, inflação controlada. O cidadão médio passou a saber quanto tinha e começou a fazer planos. O problema era a quantidade de dinheiro para pagar impostos que não eram revertidos em benefícios.
Nos anos Lula foi muito parecido. Com dois fatores importantes na percepção do brasileiro: o primeiro foi a ascensão da ideia de transparência na coisa pública. Ideia que o PT levou adiante, ainda que com muitas falhas. O segundo foram os programas sociais e a relevante melhora do IDH.
A classe média se concentrou nas falhas. A corrupção era intensa e disseminada ainda na ditadura, mas nada podia ser dito ou investigado. Os ricos e poderosos usavam o governo e continuaram usando nos anos FHC e nos anos do PT, mas a democracia foi aperfeiçoando os mecanismos de investigação e a conta caiu exclusivamente no colo do PT. Sim, havia corrupção e aparelhamento do Estado, mas não começou ali, só mudaram as mãos dos intermediários. A construção do antipetismo, curiosamente, está vinculada ao acesso à informação e posteriormente à distorção da informação. O fato é que o brasileiro médio, quando consegue entender um pouco a dimensão do estrago que é o Brasil, se assustou e tratou de encontrar o seu demônio. O PT representava o apodrecimento do sistema e era preciso romper brutalmente com o sistema. Deu no que deu.
Enquanto isso, o segundo fator: os pobres saíam da miséria. Tanto o modelo do PSDB quanto do PT eram de consumo. O PT trabalhou para inserir o pobre na sociedade de consumo. Ninguém lutou pela redução da desigualdade. Não se mexe com os milionários do Brasil, essa sempre foi a única lei.
Agora, não importa se o modelo de consumo está em decadência no mundo e você está puto porque o povo vai pro shopping em plena pandemia. Os pobres foram jogados no mercado, ninguém se preocupou com educação, visão, futuro. Eles aprenderam que deixar de ser miserável é consumir e não é justo tirar isso deles de uma hora para a outra. Não de dentro do meu apartamento confortável, do meu emprego (ainda) seguro, do alto dos meus diplomas. Se meu modo de vida dispensa o consumismo, isso é um privilégio e não uma escolha.
Mas existe algo ainda mais cruel nesse governo. O Bolsonaro, que é um ignorante, quer a abertura porque faz essa conta de dono de padaria: se o comércio não abre o Brasil quebra. E, como bom psicopata, tem essa pulsão de morte, quer guerra, quer ver sangue, então, se estão dizendo que é horrível abrir o comércio, aí sim ele quer abrir o comércio, morra quem morrer.
Mas o Guedes é outra história. Como eu já disse, é para as classes mais baixas e a classe média mais medíocre (incapaz de entender um contexto mais amplo) que a abertura do comércio é mais importante. São eles que querem suas vidas vinculadas ao consumo de volta. Os ricos não estão olhando para os shoppings. Ainda que suas noites de insônia sejam mais confortáveis em lençóis Trousseau, eles estão de olho no mercado, nas bolsas, nos índices econômicos. Esqueçam a produção, a indústria, o emprego. O ultraliberalismo só tem olhos para os bancos. Por que o Guedes quer ajudar apenas as grandes empresas a sair da crise? Porque elas tem ações, capital aberto, elas podem desestabilizar o mercado financeiro. Só por isso. Preocupação zero com o país.

Nós precisamos começar a entender quem é o inimigo e odiar as pessoas ou ideias certas. Bolsonaro e Doria querem nos matar, ou não se importam se morrermos, pois estão de olho na popularidade. Guedes quer tirar de nós a nossa humanidade.