REDES

quinta-feira, 30 de maio de 2019

AULA NAS RUAS -POVO FORTEMENTE AMADO- PROFESSORES -ALUNOS-BRASILEIROS

foto Orlando Maneschy

Largo da Batata, SP, dia 30 de maio (Foto: Wellington Valsechi/TV Globo)

Face Ana Oliveira


Renasce a garra estudantil do país, e com isto há uma aula de política  e  engajamento dentro do Brasil.(30.05.2019.)

O tiro saiu  pra trás. O tirano despreparado e sua trupe incompetente proporcionou uma aula gigantesca ao povo Brasileiro de participação popular.

Democracia não é apenas voto, é participação, é estar , ser cidadão.

Os ataques  brutos, ferozes ao povo desde a educação, previdência, SUS, afora toda uma postura retrograda , fez com que  uma grande camada popular despertasse de um sono anestésico, propiciado pela ausência de uma educação permanente, como assim nos  dizia Paulo Freire.

As mídias, laçaram o povo na dormência; a WEB, pelas redes sociais fingiu uma participação da informação e comunicação.

As falsas rede sociais, que de laço social pouco tem, bestificaram a população , coisa já defendida por muitos autores, como Eco, Baudrillard, Breton e Florestan Fernandes.

Não temos união Latina, assim não damos as mãos ao nossos  irmãos de nossa América do Sul ferida vilipendiada, mal sabemos o nome de todos os estados do Brasil e suas fronteiras.

Hoje, dia 30.05  o estudantes  e o povo em geral, grande parte, vieram às ruas para dizer NÃO, estamos em aula séria e competente com a voz do povo, dos estudantes e intelectuais.

Não foram apenas as grandes capitais - dos estados que foram às ruas, como: SP, RJ, Minas, Pernambuco,Bahia, Rgs e muito mais, foram vilas, campesinos pelas entranhas do Brasil.

Esse som se prolifera pelo mundo, ecoa , os canais de tv mesmo  conservadores retratam o fato.
Mas destaque-se as mídias progressivas na Web  como: TELESUR, HISPANTV, RT que destacam o nosso grito de fortemente amados e armados de garra  do corpo.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Há três modelos de educação: a Academia, o Liceu e os Jardins.

Conosco sempre: Elton L.L. Souza que arranja devidamente o pensamento sempre ao lado da Filosofia  e nos fornece um pensar largo e libertador nos tempos de orgia da desordem, quase caos, senão o próprio CAOS. Capturamos do seu Facebook:








Há três modelos de educação: a Academia, o Liceu e os Jardins. Foi Platão quem inventou a Academia. Na porta da Academia Platão afixou a seguinte placa: “Só pode entrar aqui quem for geômetra”. Assim, na Academia de Platão somente eram ensinadas coisas exatas: fórmulas, dogmas, gramáticas . Os poetas eram proibidos de entrar lá. Já o Liceu é obra de Aristóteles. Este queria mostrar que há ordem não apenas na matemática, a ordem também existe na própria natureza. 
Para provar isso
, Aristóteles recolhia flores de uma mesma espécie e dizia: “apesar de cada indivíduo ser diferente, todos nasceram de um mesmo molde : tudo o que existe se explica por uma Identidade-Padrão". Quando um aluno mais curioso ia explorar o mundo e aparecia com uma flor diferente, uma flor única e rara, Aristóteles mandava jogar a flor fora, alegando que a diferença é um erro da natureza que nos afasta da Razão.
 Foi Epicuro que aprendeu a fazer dos jardins salas de aula: como espaço aberto à natureza multivariada. E as flores diferentes que a Razão homogeneizante desprezava , Epicuro as acolhia em seu jardim, as plantava e regava. Ao invés de tabuada e gramática, cantos e cores. No lugar de moral e cívica, ética e artes . Não apenas a alma dizia “presente” na hora da chamada, também dizia “presente” o corpo, com a vida intensificada. 
A ideia de “jardim” sobreviveu ao tempo e às perseguições , e sua semente ainda vive nos nossos “jardins de infância”. Havia algo da infância nos jardins de Epicuro, como (re)invenção de um devir-criança , feito a “não velhez” do poeta Manoel de Barros . 
Hoje, a academia se tornou sinônimo de universidade, isso é fato. Os fascistas querem que nela se ensinem apenas cartilhas e tabuadas, ordens exatas que adestrem para o “mercado”. A universidade é composta de bibliotecas , laboratórios , refeitórios, isto é, coisas físicas, e mais os educadores e estudantes, a sua parte viva. Quando educadores e estudantes se unem para proteger e intensificar essa vida, mostrando ao povo que o saber ali produzido também faz parte de sua vida, a universidade então sai dos muros da academia, ganha praças e ruas, e se torna novamente Jardim de Epicuro: conhecimento unido à vida.


terça-feira, 28 de maio de 2019

Foi assim: após aprender a contar de zero a dez, descobri que o zero nem sempre é zero, isto é , nada.


por pixabay

CAPTURA DO FACEBOOK
Nada mais a dizer quando Elton escreve, é certeiro, sem vírgulas,sem ponto,vai direto ao alvo!

Elton Luiz Leite de Souza
Quando eu era bem criança, antes mesmo de saber ler e escrever , fiz uma rica descoberta que não cabe no que ensinam cartilhas e tabuadas: aprendi que se podia brincar também com o pensamento. Foi assim: após aprender a contar de zero a dez, descobri que o zero nem sempre é zero, isto é , nada. 
Ele é nada quando é visto sozinho, isolado, como se fosse um ego ensimesmado. Mas se engana quem acha que o zero é só isso. Pois quando o zero é colocado para fazer companhia ao 1, e este aceita a companhia do zero, o 1 vira 10. Como pode o zero fazer o mero 1 se tornar dez “uns”, isto é, dez unidades dele mesmo? E essa interrogação levava a outras: colocando dois zeros , o 1 cresce ainda mais, sem deixar de ser 1, mas ao mesmo tempo já não sendo : ele se torna 100! Colocando mais um zero, nasce o 1.000! 
Descobri então que o zero não é um “nada”, a não ser que se o reduza a isso. Mas se a gente coloca o zero na companhia de outro número dele diferente, do encontro nascem outros números, como se dentro dele existissem potencialidades que a gente só conhece quando ele “desabre” ( “desabrir” é prática que nos ensina o poeta Manoel de Barros) . 
O zero precisa do 1 para se saber mais do que zero. É a diferença, o outro, que o enriquece. Quando o zero conhece a si próprio, ele vê então o que ele é de verdade: não um nada , mas um “ovo”, uma realidade cheia de potencialidades. 
Depois de fazer essa descoberta, ainda bem criança, sempre que alguém perguntava minha idade eu respondia: “Tenho mais de 1.000 anos!”, e os adultos riam achando que eu não sabia contar os anos. Mas na verdade eu queria dizer , brincando, que o pensar faz a alma aumentar em mil seu tamanho. 
Depois aprendi com poetas e filósofos libertários que o pensar só é autêntico quando faz a gente agir para sair do ovo . E quanto mais gente sair ( mil, milhares, milhões...) , mas difícil fica para o poder nos reduzir a nada.
"A zeroidade é o plano de imanência do pensamento" (Deleuze)

( imagem: livros como escudos, lápis como lanças. Foto compartilhada da página A Casa de Vidro)

sábado, 25 de maio de 2019

Dilma no Encontro de Assinantes em Porto Alegre (25.5.19) - Parte 2

Glenn Greenwald entrevista Lula: entrevista completa

Professor é demitido após trabalhar texto sobre tortura na ditadura militar

foto por diário da informação



Estamos em época de perseguição desorientada. A docência tornou-se um estorvo pela vigilância, que não é ideológica apenas,  é aos diferentes. 
Passei por isto na Ditadura Militar em Pernambuco-Recife, onde provas iam parar no quarto exército e éramos chamados a explicar questões.
Repete-se agora de forma ampla tendo a família como delatora. Aonde vamos chegar ? Queremos negar a história e a consciência de um processo vivido com perdas terríveis: exílios, torturas e perseguições?
Não podemos, temos que resistir!
RESISTIR COM FORÇA NAS RUAS!!!!

MINHA TOTAL SOLIDARIEDADE AO COLEGA -Willian Meister!!!!!

ABAIXO RECORTO MATÉRIA DA CARTA EDUCAÇÃO-http://bit.ly/2JWpIny QUE FAZ A DENÚNCIA, LEIAM:




SC: Professor é demitido após trabalhar texto -sobre tortura na ditadura militar
O docente foi denunciado por um pai de aluno e a Secretaria de Educação de Itapema decidiu por desligá-lo da escola

Willian Meister por http://bit.ly/2JWpIny


O professor de educação física Willian Meister foi demitido da escola Escola Municipal de Educação Básica Oswaldo dos Reis, de Itapema, Santa Catarina, após trabalhar um texto poético sobre o período da ditadura militar com seus estudantes.

O caso aconteceu próximo ao 1 de abril, data que este ano marcou os 55 anos do golpe militar ocorrido em 1964, e levou à instauração da ditadura. O professor reservou parte de algumas aulas para ler e debater com as turmas do sétimo e nono anos o texto “Canção para Paulo (A Stuart Angel)”, de Alex Polari, que narra a tortura sofrida por Stuart, filho da estilista Zuzu Angel, morto durante o período ditatorial. O professor explicou que a atividade de leitura era prevista no cronograma escolar.

“Na introdução da aula, eu falei um pouco sobre a ditadura, os impactos que o movimento teve na reformulação da educação e também da Educação Física, que se tornou desportivista no período, ou seja, serviu aos militares como uma ferramenta  de contenção dos corpos, de aplicação de uma moral comportamental”, explicou o docente. Ele garante que a atividade rendeu a participação e debate dos estudantes e que a escola tinha conhecimento sobre o material utilizado.
Dias após a atividade, o professor foi advertido pela diretor da escola, Emílio César da Silva, que também é presidente do Conselho Municipal de Educação de Itapema. A justificativa para a advertência foi o que pai de um dos estudantes do sétimo ano procurou o gabinete da prefeita Nilza Simas (PSD) para reclamar do texto utilizado, por ‘ser pesado e conter palavrões’. O familiar foi encaminhado à Secretaria de Educação, que, por sua vez, cobrou que a escola chamasse o professor para uma conversa, e  emitisse um relatório para ser entregue ao reclamante.

Meister conta que, diante a situação, conversou novamente com os estudantes. “Narrei o que estava acontecendo e disse que estava aberto ao diálogo, que caso algum deles ou familiar quisessem conversar sobre o meu trabalho, era só me procurar. Entendo que não houve uma ilegalidade, um questionamento técnico pedagógico sobre a minha prática, mas uma crítica, e ela poderia ser feita diretamente a mim”, contou o professor.
Após a atitude, no entanto, a situação se agravou. Admitido em caráter temporário pela rede, Meister não teve o seu contrato renovado no fim do mês de abril, situação que, segundo ele, foi anunciada pelo diretor da seguinte forma: “procure o RH da prefeitura, seu contrato não será renovado e você não trabalha mais aqui”.

Discordância política ideológica

Segundo o professor, o caso acerca do texto não foi o único enfrentado por ele na escola, que garante ter sofrido perseguição política ideológica e ter sido visto como adversário político dentro da instituição – em 2016, Meister se candidatou a prefeito de Itapema pelo PSOL e fez oposição à chapa da atual prefeita, apoiadora de Bolsonaro.
O professor entrou com uma representação no Ministério Público, que prevê crime de improbidade administrativa, devido a um esforço burocrático por parte da gestão escolar de afastar o professor da instituição – a escola produziu registros de outras práticas do professor, sem que ele tivesse conhecimento. A ação também alega ofensa ao princípios da legalidade e impessoalidade, além de assédio moral.
A defesa reitera o pedido para que o Ministério Público de Santa Catarina abra um inquérito civil para analisar a conduta dos envolvidos no caso e para que o professor seja reinserido no serviço público.
“Quero voltar a trabalhar em sala de aula por uma questão de dignidade, do meu compromisso social e profissional. Sou vítima de uma injustiça, de uma ilegalidade. Sobretudo nesses tempos de ataque a educação, é importante registrar esse ato de resistência como professor, com relação a arbitrariedade, autoritarismo e censura. É fundamental que os professores denunciem situações como essa. Não vão destruir a educação crítica do Brasil por uma perspectiva politica ideológica”, criticou.

Repúdio

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) publicou uma nota de repúdio no dia 14 de maio em relação á demissão sumária do professor, “ato que representou o ápice de um movimento intenso de perseguição política e ideológica“, grafou.
O texto coloca que, casos como este, “ficam, infelizmente, cada vez mais comuns e corriqueiros nos tempos em que vivemos, forjando um caldo de perseguição política e ideológica dentro das escolas brasileiras”.
“Estamos todos/as atentos/as aos desdobramentos desse caso e não nos furtaremos em reverberar nacional e internacionalmente essa atitude vergonhosa de gestores públicos de um município que não honram a área que deveriam gerir. Essa espécie de gente, que não entende nada de educação, não deveria assumir funções dessa natureza e lutaremos para que nunca mais o faça”, finaliza a nota.
A reportagem procurou a Secretaria de Educação de Itapema para comentar o caso, mas não recebeu respostas até o fechamento da reportagem.

domingo, 19 de maio de 2019

Jugada Crítica: Trump-Bolsonaro ¿Alianza para balcanización de América L...

SÍNTESE DA SEMANA EM A.LATINA E CARIBE 12-19.05.2019


 foto fiocruz




RETIRARAM UM VÍDEO E AGORA POMOS OUTRO!
 QUEM RETIROU?
**** ALGUNS DESTAQUES:

1-BRASIL - Estudantes e o povo em geral, em 23 estados, vão  as ruas contra: CONTIGENCIAMENTO-leia-se cortes nas verbas na educação.
Presidente chama  estudantes de IMBECIS-
Revolta é intensa entre população face governo incapaz

.



Semana marcada por protestos em mais de 160 cidades do Brasil contra o desmonte na Educação. É o povo na luta em defesa do Brasil e da Educação.

Mais de 2 milhões de pessoas, espalhadas por 240 cidades do Brasil, protestaram contra os cortes na educação e os ataques do governo Bolsonaro sobre o setor



 Mais

Cannes: Almodóvar faz declaração de amor ao Brasil e lamenta situação atual do país O diretor disse que “lamenta muitíssimo que o país esteja passando por uma etapa tão ruim. Espero que o povo brasileiro encontre a solução, mudando a direção do país”.



2-BOLÍVIA-Evo Morales inicia  sua campanha para presidência do País.
Há incremento da produção açucareira para exportação e consumo interno.



3-ARGENTINA-Cristina F.Kirchiner declara sua candidatura como vice de Alberto Fernandéz
Manifestações de estudantes contra MACRI.

4-COLÔMBIA- Em pé de guerra interna solta e de novo prende Jesús Santrich- FARC.
Prossegue assassinatos de líderes campesinos.





Santrich en manos de un gobierno criminal, lacayo del imperio y enemigo mortal de la paz en Colombia. Es imprescindible manifestar nuestra solidaridad incondicional con él. (Aquí, junto a uno d sus cuadros que construía pegando piedritas d diferentes tamaños,cada una de un color)


5- EQUADOR- Com mortes e perseguições a campesinos- caso Assange é destaque-Suécia pede sua ida por responsabilizá-lo de crime, será? VIVA ASSANGE !

 
6-PARAGUAI-Chuvas e alagamento-Governo pouco faz. Insatisafação de campesinos cresce com o governo..



7- VENEZUELA-Embaixada invadida, emWASHINGTON, presos ocupantes e logo soltos.Crime ao Direito Internacional

Dos vuelos venezolanos del Plan Vuelta a la Patria fueron suspendidos en 🇵🇪 luego que la multinacional española Repsol negó el combustible para las aeronaves 👉




8- NICARÁGUA-Encontro das esquerdas da A.Latina e Caribe.
Celebra-se 124 anos de nascimento de SANDINO



9-CUBA-representante da Turquia visita CUBA e reafirma laços de convivência e ajuda mútua.



El canciller de realizó este sábado una visita a donde dialogó con autoridades de la isla sobre los vínculos económicos y políticos. Historia Completa:

sexta-feira, 17 de maio de 2019

TRUMP BOLSONARO DOIS CEGOS INFAMES DO TERROR


https://videos.telesurtv.net/video/777901/jugada-critica-777901/

CLIQUE  ACIMA NO LINK E VEJA JUGADA CRÍTICA POR TELESUR IMPERDÍVEL!
POR LUCIA CORDOVA EXCELENTE !!!!!!!!!!!!!!

VEJA ,PRESTIGIE A TELESUR UMA EMISSORA DOS LATINOS AMERICANOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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BALBÚRDIA- MÁ FÉ- BRASIL UM POSTE CEGO ESTRANGEIRO


" Balbúrdia vem do grego “balbus” que quer dizer gago ou estrangeiro que fala em uma língua que não entendemos"C. Dunker.


Arquivo do professor Aldo Ambrózio

O professor e Psicanalista  Aldo Ambrózio nos mostra uma matéria do seu colega Christian Dunker-USP-CAPTURA DO FACEBOOK

C Dunker- por Rev Cult

Diz Dr.Aldo Ambrózio: "Artigo excelente do Psicanalista Christian Dunker sobre a balbúrdia deste desgoverno:

Meu artigo na Folha de hoje sobre:
“A Balbúrdia de Weintraub”


Desde de que a balbúrdia tornou-se método de governo a retórica dos cortes foi elevada a um novo nível ideológico. Digo isso como vice-chefe do departamento de Psicologia Clínica da USP, tendo que explicar a meus alunos se eles vão ou não ter suas bolsas de mestrado ou doutorado no semestre que vem.
Digo isso pensando nos ratos, pombos e cães empregados pela pesquisa em Psicologia Experimental e que tiveram que ouvir, de nosso ministro da educação: esperem até setembro para comer de novo. Balbúrdia vem do grego “balbus” que quer dizer gago ou estrangeiro que fala em uma língua que não entendemos.
Quando examinamos de perto o esclarecimento do ministro Weintraub sobre a redução de 3,4% na verba contingenciável para as universidades temos um exemplo atual de balbúrdia como paradigma da falta de rigor.
Seguindo a enunciação popularizada pelo PowerPoint de Dallagnol e consagrada pelos Memes baseados em “quer que eu desenhe?”, Weintraub se põe a demonstrar para as massas ignaras, que comem kafta mas não leem Kafka, o que o governo está a realizar. Sim, é neste lugar que você é posto quando alguém traz uma centena de chocolates, diante das câmeras, para te fazer ver quão pouco são 3,5 deste montante. Perfeita coesão entre forma e conteúdo.
Como não pensar nas universidades como ícone da gordura, antípoda do regime alimentar equilibrado e alegoria da massa adiposa que deve ser cortada?
Em meio ao desemprego e ao colapso econômico, que não pode mais ser atribuído ao PT, quem não pode esperar para comer o marshmallow não são os bancos, nem as lagostas do STF, mas ... os professores. Todo plano perfeito tem um pequeno detalhe que põe tudo a perder.
Na pirotecnia de Weintraub sobra a metade de um chocolate, cortado ao meio para criar o efeito de exatidão. Aqui o psicanalista não deixará de perceber um enunciado denegatório. Enquanto diz que não vai cortá-lo, ele parte o doce em dois, dizendo uma coisa e fazendo outra, ao vivo e em cores.
Contradição que Freud examinou ao analisar o caso do sujeito que diante de uma mulher em seu próprio sonho diz, de forma exaltada e reativa: não é minha mãe (o que permite imediatamente inferir que se trata da própria). Este resíduo da conta, esta metade sobrante da operação, que Lacan tematizou com a noção de objeto a, é a prova do truque mal feito.
Rastro que o criminoso deixa na cena do crime para ser pego e satisfazer seu sentimento inconsciente de culpa. Aquele estranho pedaço, que não sabemos o que fazer com ele, porque ele denuncia o conjunto sórdido do conjunto da operação, é o pequeno indício de uma grande corrupção.
Qual não é nossa surpresa quando vemos este resto ser comido pelo próprio presidente em evidente e luxuriosa ganância. O comentário não poderia doer mais aos ouvidos de qualquer psicanalista: “homem dando chocolate para homem”. A piada de tonalidade homossexual coloca a céu aberto o pensamento sexualizado dos envolvidos.
Freud escreveu livro sobre este tipo de anedota para mostrar como é nestas pequenas piadas que se dizem grandes verdades. Afinal quem pensaria, vendo um homem tomando um pedaço de chocolate do outro, em ... sexo?
Claro que como psicanalistas não estamos autorizados a interpretar ninguém fora da transferência e da associação livre daquela própria pessoa. Mas é um exercício medieval de autocontenção acompanhar a balbúrdia discursiva de Bolsonaro e seus ministros.
Atos falhos contínuos, sexualização errática, declarações em permanente denegação, ambiguidades incompreensíveis e paródias involuntárias de si mesmo. Neste contexto as perguntas mais óbvias da imprensa tornam-se potenciais interpretações clínicas. Por exemplo, diante de um erro crasso, que troca 500 milhões por 500 mil, custo da avaliação do Saeb, o ministro responde afirmando é isso mesmo, porque ele é capaz de “fazer mágica”.
Quando vem a público para mostrar que os 30% de cortes em verbas não obrigatórias para educação representam, na verdade, 3,5% de cortes no montante geral dos gastos com universidades, sua confusão retórica é evidente.
Sem um tradutor intérprete, especialista no idioma bolsonariano, o nosso professor de notas medíocres e sem doutorado, engendra o efeito cômico de que 30% de 100 seriam algo como 3, e não 30 unidades. Um ministro da educação da Educação que em vez de Inep é inepto segue rigorosamente a retórica da balbúrdia que elegeu seu chefe: inconsequência com a palavra, confiança na desmemoria e corrupção interesseira da história.
Se há método nesta loucura é certamente o método da balbúrdia.
Christian Ingo Lenz Dunker é psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP

quinta-feira, 16 de maio de 2019

CAIU A FICHA? O POVO RESPONDE NAS RUAS DO BRASIL




Não há um grito  dos brasileiros, há uma tomada conciência diante da barbárie, caos do governo do Sr.Bolsonaro que sem projeto, a não ser o ódio,revanche e incomptência, está derrubando o gigante da América Latina,como assim se referem a nós nossos irmãos da América do Sul.
A greve, ou ato de revolta de hoje dia 15.05.19- esteve nas ruas de todo Brasil e mostra a cara de uma revolução de milhões de brasileiros que começam a ter ciência dos fatos que estão a ocorrer no país. Paulo Vasconcelos

BRASIL DE FATO TRAZ UM RESUMO DO QUE OCORREU HOJE-15.05

Um milhão vão às ruas em defesa da educação e contra a reforma da Previdência*

Professores, trabalhadores e estudantes se mobilizam em Belém, capital do Pará, contra o governo Bolsonaro / Foto: FBP/PA

Em todos os estados, brasileiros manifestaram repúdio ao corte de 30% no orçamento das universidades federais

Brasil de Fato | São Paulo (SP)
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Desde a manhã desta quarta-feira (15), as ruas do país foram tomadas por milhares de estudantes, professores e trabalhadores de escolas e universidades, por conta do Dia Nacional de Greve na Educação, em protesto contra os cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) para o setor. Após as 14h, todos os estados já haviam registrado manifestações.
O sucesso das manifestações foi tamanho que as entidades organizadoras decidiram convocar um novo protesto em âmbito nacional para o próximo dia 30 de maio.
*Leia toda matéria com fotos em - http://bit.ly/2YzNqKB